USP quer consolidar colaborações acadêmicas com universidades e instituições chinesas
Uma delegação da Universidade, liderada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, está em missão internacional em universidades e órgãos governamentais na China
Jornal da USPEstreitar os laços de ensino, de pesquisa e de extensão entre a USP e as instituições chinesas é o principal objetivo que a delegação da Universidade, liderada pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, tem à frente em uma missão internacional que está sendo realizada a universidades e a órgãos governamentais na China.
A programação teve início no último dia 28 de novembro, na cidade de Beijing, onde seguiu até o dia 30, com visitas, encontros e reuniões com representantes de três universidades – Universidade de Agricultura da China, Universidade Renmin da China e Universidade de Pequim -, da Academia Chinesa de Ciências e do Ministério da Educação daquele país. A próxima parada será em Xangai, nos dias 1º e 2 de dezembro, com compromissos agendados em duas universidades.
“Embora a programação esteja sendo muito intensa, os resultados têm sido muito bons. Em todas as instituições visitadas, temos possibilidades reais de excelentes colaborações. Nossa expectativa é a de termos representações chinesas na USP, com a presença permanente de pesquisadores, promoção de programas de dupla titulação e lançamentos de editais conjuntos. Estamos sendo bem recebidos e, pessoalmente, estou bem impressionado com o desenvolvimento da China”, avalia Carlotti.