USP organiza primeira edição da Semana de Ciência e Tecnologia
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e InovaçãoEntre os dias 18 e 22 de outubro, a Universidade de São Paulo (USP) promove a primeira edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia. O evento, coordenado pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em São Paulo, a programação compreende mais de 70 atividades gratuitas na Cidade Universitária, no Butantã, e no Parque de Ciência e Tecnologia (Parque CienTec), na Água Funda. Em Santos, o Monumento Nacional Engenho dos Erasmos será a sede das atividades.
A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo com foco na divulgação da produção de atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas pela universidade. Com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, a intenção é estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.
“Este evento é de suma importância para mostrar à sociedade uma parte importante da ciência produzida pela USP. É uma gama impressionante de assuntos, boa parte deles relacionados diretamente ao cotidiano das pessoas, ao desenvolvimento da tecnologia e aos benefícios para a sociedade”, destaca o pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Marcelo de Andrade Roméro.
O assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e um dos organizadores da programação, Antonio Mauro Saraiva, ressalta o caráter público do evento. “A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida com recursos da população, e esta é mais uma forma de retribuir esse esforço, abrindo as portas para receber o público e apresentando o trabalho de seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários”.
Programação
Dentre as atividades programadas para a Semana no campus da USP em São Paulo, está o Jogo do Goleiro, desenvolvido pelo Departamento de Neuromatemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME). O jogo consiste em uma demonstração científica e interativa sobre o estudo dos padrões utilizados na cobrança de pênaltis. O visitante pode participar da atividade na função de goleiro e, por meio de probabilidades e padrões de chute, pode passar para a fase seguinte da competição.
A robótica também será apresentada ao público pelo projeto Robô Seguidor, organizado pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (EP). O projeto segue algoritmos de visão computacional, que permite que o robô siga qualquer pessoa sem a necessidade de preparação. Outras atividades desenvolvidas pela EP “ensinam” o participante a pilotar um avião ou comandar um navio. No primeiro, um simulador de voo demonstra o interior de uma aeronave, com a reprodução de um aeroporto e de uma sala de espera. No segundo, os visitantes podem acompanhar o ambiente da ponte de comando do navio e a simulação de diversos tipos de navios, portos e condições ambientais. A programação completa pode ser conferida neste link: http://prceu.usp.br/snct2016/