18/07/07 10h21

USP firma parceria com SAS para sua área de energia

Valor Econômico - 18/07/2007

Um ano de negociações e algum esforço de lado a lado juntaram a multinacional americana de softwares SAS e a área de energia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pelos próximos dois anos, a companhias dos EUA irá fornecer software, material e suporte para que esse departamento da USP instale o Centro de Estudos em Análise de Riscos, cujo objetivo é desenvolver pesquisas e formar profissionais que possam ajudar a reduzir deficiências do setor energético do país. Além de ser automaticamente renovável por mais dois anos, o acordo também possibilitará aprimoramento na ferramenta do SAS, que já comercializou suas soluções para companhias como CPFL Brasil, braço de comercialização da CPFL Energia, e Cemig. "É a primeira parceria que estabelecemos na área de energia com uma universidade no mundo", conta Érica Rolim, diretora de marketing do SAS. Multinacional que fatura globalmente US$ 2 bilhões por ano, a empresa mantém vínculos com mais de 2 mil universidades mundo afora. E esse modelo de parceria é fruto de uma experiência realizada na África do Sul para a área financeira. A companhia, contudo, não revela dados regionais e locais, além de não detalhar qual foi o investimento necessário para viabilizar a parceria com a USP. O centro terá condições de mensurar diversos riscos inerentes ao negócio de energia. Vai desde desabastecimento, passando por questões regulatórias, ambientais e de mercado. "Houve uma evolução no setor elétrico e o risco virou um tema importantíssimo", conta Marco Antonio Saidel, professor da Escola Politécnica e coordenador do grupo de energia.