USP e Universidade de Tongji firmam acordo de cooperação acadêmica
O acordo tem o objetivo de consolidar projetos de intercâmbio de cursos, professores e estudantes das duas instituições
Jornal da USPNesta segunda, 11 de dezembro, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e o vice-presidente do Conselho Executivo da Universidade de Tongji (China), Feng Shenhong, assinaram um acordo de cooperação internacional. O documento tem o objetivo de consolidar projetos de intercâmbio de cursos, professores e estudantes das duas instituições.
Carlotti, que retornou recentemente de uma viagem à China, reforçou o interesse da USP em aprofundar parcerias com instituições de ensino chinesas, aumentando o grau de integração acadêmica entre os dois países. “É uma grande oportunidade de colaboração com a Ásia, especialmente com a China, para que possamos ter mais professores e alunos chineses aqui e mais brasileiros por lá”.
O vice-presidente do Conselho Executivo da Universidade de Tongji reiterou o interesse da instituição nos programas ligados ao intercâmbio acadêmico e destacou que os campos da arquitetura e urbanismo e o da medicina terão grandes benefícios com essa parceria, já que são cruciais para ambas as universidades. “Em nossa instituição, temos uma grande fusão entre o Oriente e o Ocidente, com profundas cooperações com a Europa e os Estados Unidos. Estamos ansiosos para selar parcerias com a USP e outras universidades brasileiras”, afirmou ele.
Na cerimônia, estavam presentes o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença; o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, João Sette; o vice-presidente do Escritório Internacional da FAU, Gustavo Curcio; o diretor do Escritório de Cooperação e Intercâmbio Internacional da Universidade de Tongji, Yin Wen; o vice-reitor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Tongji, Wang Lan; os vice-reitores da Universidade de Tongji, Liu Shun, LV Jian e Liu Yong; e o coordenador do Escritório de Cooperação e Intercâmbio Internacional da Universidade de Tongji, Xu Li.