USP E UNICAMP SOBEM NO RANKING DOS BRICS
Jornal GGNEntre as instituições de ensino superior do bloco de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, duas universidades brasileiras melhoraram suas posições. A USP, que até ano passado estava em oitava, subiu uma posição.
O melhor desempenho foi da Unicamp, que estava, em 2013, na décima posição, e agora aparece na nona posição empatada com a Universidade da Cidade do Cabo, da África do Sul.
Além da USP e Unicamp, o Brasil ainda é representado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que consta, no ranking de 2014, na vigésima-primeira posição do ranking é feito pela organização Quacquarelli Symonds (QS).
A lista é dominada por universidades chinesas: seis das dez mais bem colocadas são do país asiático. A primeira colocada é a Universidade Tsinghua, em Pequim.
O desempenho das universidades brasileiras deixa o Brasil como o segundo país com mais representantes no topo do ranking, seguido por Rússia e África do Sul, com uma universidade cada.