USP e ANTT estabelecem parceria para atuar nos temas sustentabilidade e transporte
A Universidade e a Agência Nacional de Transportes Terrestres assinaram um protocolo de intenções para cooperação recíproca, intercâmbio de informações e promoção de treinamentos e capacitação
Jornal da USPA USP e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) assinaram, nesta quinta-feira, dia 6 de junho, um protocolo de intenções para a cooperação recíproca, com intercâmbio de experiências e informação na área de transporte terrestre e exploração de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias.
“Cada vez mais, a Universidade tem se aproximado da sociedade, em suas diferentes formas – governos, cidadãos, entidades civis, empresas. Além de apresentar os resultados de nossas pesquisas e de graduar nossos alunos, temos que explicar para a sociedade como influenciamos no dia a dia das pessoas. Acredito que, para manter o apoio que recebe da sociedade, é fundamental que a Universidade mostre o impacto positivo que tem na qualidade de vida de todos”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.
A proposta é que as duas instituições possam colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o meio ambiente, estudos sobre a sustentabilidade nas concessões, além de cursos de capacitação e treinamentos.
Para o diretor da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, “a agência está muito entusiasmada com essa parceria. A USP dispensa referências e é um orgulho nacional. Temos a convicção de que essa parceria atuará em problemas reais do nosso País e em áreas como sustentabilidade, projetos de concessão, corredores azuis e descarbonização. No final, somos todos nós, os usuários, que sairemos exitosos”.
Nos próximos meses, representantes da USP e da ANTT se encontrarão para elaborar um plano de trabalho para o desenvolvimento da parceria.
“A sustentabilidade é um dos temas centrais dessa gestão e nós temos procurado conectar o conhecimento acadêmico desenvolvido na Universidade com as políticas públicas, ajudando na solução de problemas concretos”, explica a superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patricia Faga Iglecias Lemos.
A superintendente também chama a atenção para o fato de o documento ter sido assinado na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. “Essa assinatura mostra que a Universidade não trabalha só no plano teórico, mas atua diretamente em prol das questões ambientais”, comemora.
Estavam presentes na visita o assessor especial de Relações Parlamentares e Institucionais da ANTT, Allan Duarte Milagres Lopes, e o chefe da Assessoria Especial de Comunicação, Luis Alberto de Aquino Agra.