Uso da capacidade instalada sobe para 79,8%
Valor Econômico
O uso da capacidade instalada da indústria aumentou para 79,8% em maio e o faturamento do setor cresceu 1,1% no período, segundo pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Trata-se do quarto mês consecutivo em que nível de utilização da capacidade sobe. Essa recuperação, no entanto, ainda não permitiu que o indicador retornasse ao nível verificado em 2008 (83,1%).
Os setores com o maior nível de utilização da capacidade no mês foram equipamentos de transporte (90,8%), refino e álcool (89,6%), papel e celulose (88,1%) e couro e calçados (87,5%). No sentido inverso, o setor madeireiro foi o que apresentou menor uso da capacidade instalada (63,1%), seguido pelo setor de material eletrônico e de comunicação (68,4%) e metalurgia básica (70,8%).
O faturamento cresceu em três dos cinco meses apurados deste ano, mas para a área econômica da CNI, ainda não configura uma tendência de recuperação. Na comparação com maio de 2008, há uma retração de 7,7%. O nível de emprego e o total de horas trabalhadas na indústria ainda mostram decréscimo, de 0,3% e 0,5%, respectivamente.