22/02/13 14h26

USJ é a primeira usina no mundo a comercializar açúcar em sistema de créditos de sustentabilidade

Canal - Jornal da Bioenergia

O Grupo USJ, de Araras (SP), é a primeira empresa sucroenergética do mundo a comercializar produtos certificados dentro do Sistema de Negociação de Créditos (Credit Trading System - CTS) da Bonsucro, entidade internacional que mede, avalia e atesta a produção de açúcar e etanol de acordo com padrões de excelência em sustentabilidade.

O CTS é uma nova plataforma que registra todo o processo de compra e venda das empresas-membro, com a novidade que, além da venda física de açúcar e/ou etanol, as usinas certificadas pela Bonsucro também podem comercializar créditos. Isso significa que, se a usina recebeu certificação para determinada cota de produtos e fizer uma venda física menor, ela pode vender esse crédito excedente. O processo é semelhante ao estabelecido no mercado de créditos de carbono, em que empresas podem comprar créditos de iniciativas “verdes” para compensar os impactos ambientais que causam.

Reconhecida pela União Europeia, a certificação da Bonsucro garante que as empresas que recebem o selo estão aptas a exportar para os 27 países membros da UE, explica o diretor executivo da Usina São João, Narciso Bertholdi. A Usina São João é a principal indústria do Grupo USJ e é certificada pelo Bonsucro desde março de 2012. “A paixão e o comprometimento do Grupo USJ com a cana de açúcar sustentável são de primeira classe no mundo”, diz o CEO da Bonsucro, Nick Goodall.