07/12/07 15h37

US$ 490 milhões em imóveis na Nova Luz

Gazeta Mercantil - 07/12/2007

Em 2008 devem ocorrer as licitações para a construção dos imóveis que abrigarão as primeiras empresas beneficiadas pelo Nova Luz, projeto da Prefeitura de São Paulo de revitalização do bairro da Luz, no centro da cidade. A apresentação do projeto foi feita pelo secretário das Subprefeituras de São Paulo, Andréa Matarazzo, durante o Fórum Internacional de Economia Criativa, que vai até hoje no auditório da Fiesp, em São Paulo. Foram 23 empresas selecionadas, de 34 inscritas, pelo edital de ocupação encerrado em outubro. Entre elas, estão nomes como IBM, Microsoft, Atento e Instituto Moreira Salles, que terão direito a incentivos fiscais por se instalarem no bairro. Pela lei do projeto, de dezembro de 2005, as companhias privadas podem receber desconto de até 50% do IPTU e ter o ISS reduzido de 5% para 2%, com possibilidade de retorno de 80% do valor investido no imóvel em incentivos. O corte fiscal deve ser decidido nos próximos 20 dias, após análise de cada projeto. Juntas, as companhias irão investir um total de R$ 752,72 milhões (US$ 423 milhões) na construção de edifícios em uma área de prédios antigos desapropriados de 154 mil m, que devem ser demolidos a partir do ano que vem. Com as novas empresas na região, serão 26 mil novos postos de empregos. Somam-se a isso os cerca de R$ 100 milhões (US$ 56,2 milhões) que devem ser aplicados pelos governos municipal e estadual para que prédios públicos sejam instalados lá, como a sede da Guarda Civil Metropolitana e a subprefeitura da Sé, comandada por Matarazzo. Esse montante contará ainda com R$ 19,2 milhões (US$ 10,8 milhões) provenientes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal, destinados para a construção de dois conjuntos habitacionais com capacidade para 170 famílias de baixa renda.