UPS planeja elevar em 78% cobertura no país
Programa inclui adição de rotas pelo litoral e interior e também dobro da frota existente
Valor EconômicoA UPS, líder global em serviços para a cadeia de suprimentos, inicia hoje o plano de expansão que busca ampliar o peso do Brasil no balanço mundial da companhia com a abertura de novos locais de operação que aumentarão em 78% a área de cobertura no território brasileiro.
A UPS não divulgou os valores que serão investidos no país, nem os indicadores financeiros específicos no Brasil. No mundo, a UPS entrega 16,9 milhões de pacotes e documentos diariamente, com receita anual de US$ 46,5 bilhões em 2013.
"O Brasil integra hoje a lista dos 13 países emergentes mais importantes da UPS. Na América Latina, são quatro mercados mais relevantes, e o Brasil é o destaque", disse o presidente da UPS Americas para assuntos corporativos e governamentais, Jose Acosta. Já a presidente da empresa no Brasil, Nadir Moreno, disse que o ritmo de crescimento da economia - com Produto Interno Bruto (PIB) avançando 2% ao ano - não preocupa. "Há oportunidades em vários segmentos", disse, citando nichos de tecnologia, saúde, automotivo e varejo.
No plano de expansão que a UPS traçou para o período de 2014 a 2019 está a nova unidade de Cajamar, com mais de 15,5 mil metros quadrados. O programa inclui dobrar a frota para 115 veículos, adicionando rotas para as cidades de Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Marilia e Campinas.
Segundo Nadir, o plano vai criar cem novos postos de trabalho direto e 800 cargos terceirizados. "O modelo de expansão parte das capitais para as maiores cidades do interior, e sobe a costa brasileira", disse. No Estado de São Paulo, a empresa vai abrir pontos de operação em São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Bauru, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Botucatu, Araçatuba e Presidente Prudente.
Segundo Nadir, o incremento da rede e da frota vai permitir ganhos operacionais no país. A executiva citou a meta de melhorar em três horas o horário limite para atender aos pedidos, e a redução, em até uma dia, do prazo de entrega em alguns casos.
A presidente da UPS disse que a Copa do Mundo teve impacto positivo na demanda atendida pela empresa e projeta um cenário semelhante para 2016, quando o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos. "A Copa abriu grandes oportunidades de movimentação local e internacional, incluindo entregas de ingressos", disse Nadir.