Universidade holandesa pode abrir centro de pesquisas em São José
Secretária de Desenvolvimento de São José dos CamposA Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Universidade Tecnológica (TU) de Delft, na Holanda, está planejamendo abrir uma unidade de pesquisas em São José dos Campos. Este e outros projetos foram mencionados no encontro realizado nessa segunda-feira (31) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SDECT), com participação de representantes da instituição holandesa, do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e da Embraer.
"Já temos um centro de pesquisas em Campinas e avaliamos a possibilidade de ter outro aqui, em São José dos Campos", disse Hesther Bijl, diretora da faculdade, ressaltando que o principal objetivo da visita é fomentar com o ITA um acordo de cooperação para intensificar o intercâmbio de estudantes e professores, e realizar pesquisas conjuntas.
Com 15 mil estudantes e 4,7 mil funcionários, Faculdade de Engenharia Aeroespacial de Delft é uma das instituições tecnológicas de ensino mais conceituadas da Europa. Ela tem projetos em andamento com a Embraer, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Academia da Força Aérea. "Essa visita é uma grande oportunidade para fortalecer nossas relações - por exemplo, através de workshops - e talvez desenvolver novas parcerias", destacou a diretora.
A comitiva holandesa conheceu o Parque Tecnológico e o CECOMPI e programou uma visita ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em sua próxima vinda à cidade, ainda neste semestre.