28/02/11 11h53

Unimed reage para não perder clientes

Valor Econômico

A seguradora Unimed - que atua nas áreas de saúde, previdência e vida - está ampliando a sua atuação, com a criação de uma operadora de planos odontológicos.Há cerca de dois meses, a seguradora adquiriu 51% do capital de um plano dental com 20 mil clientes da Unimed Federação Minas. A partir dessa aquisição, cujo aporte foi de R$ 5,7 milhões (US$ 3,4 milhões), a seguradora montou a Unimed Odonto.  A estratégia é reunir as carteiras odontológicas de todas as cooperativas do sistema Unimed que possuem plano dental. Dentro dessa estratégia, a seguradora já absorveu a carteira dental da Unimed Vitória, que tinha 40 mil vidas. Com isso, a Unimed Odonto chega ao mercado com pelo menos 60 mil beneficiários.

A nova empresa dental também está em negociação para absorver os clientes das Unimeds de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro e está formando uma rede credenciada de dentistas em São Paulo. "Queremos nos tornar um grande grupo odontológico e atender os clientes dos planos de saúde Unimed, que somam 17 milhões no país", disse Rafael Moliterno Neto, presidente da seguradora Unimed. "Como temos poucas cooperativas com plano dental, é comum o nosso cliente ter plano de saúde Unimed, mas ter o odonto com outra operadora. Com essas fusões, corremos o risco do nosso cliente migrar para outra operadora de saúde", complementou.

As duas maiores do setor são a OdontoPrev, parceira da Bradesco Saúde, e a InterOdonto que pertence à Intermédica.  Com previsão para ser lançada no mercado em abril, a nova operadora de planos dentais será uma subsidiária da seguradora de saúde da Unimed.  Outra novidade do grupo é a sua entrada no segmento de ramos elementares (seguro residencial para os médicos, por exemplo). A partir do segundo semestre, a seguradora de saúde vai oferecer às Unimeds de pequeno porte um resseguro. Com essa ferramenta, a cooperativa médica tem uma proteção em caso de altos sinistros. Ainda dentro do segmento de ramos elementares, está sendo criado um seguro para proteger o patrimônio dos médicos cooperados, podendo ser os consultórios, clínicas, residências e outros ativos dos médicos. Também haverá um seguro de responsabilidade civil para médicos da cooperativa para cobrir o risco de processos judiciais ocorridos no exercício da sua profissão.