Unilever investe R$265 milhões em expansão de fábrica de desodorantes
Implantação da quarta linha de produção aumentará a capacidade da fábrica em mais de 30%
UnileverPrincipal fabricante de desodorantes do país, a Unilever irá ampliar sua produção com a expansão da unidade de Aguaí, localizada no interior de São Paulo, e para isso investirá R$ 265 milhões. Com a implantação da quarta linha de produção, a capacidade produtiva terá um aumento significativo de mais de 30%.
A nova linha será capaz de produzir as quatro principais marcas da Unilever: Rexona, Dove, Axe e Suave, sendo as duas primeiras as principais responsáveis pela maior parte da demanda e líderes de mercado. Esse é o maior investimento na linha de produção de Cuidados Pessoais da empresa desde a construção dessa mesma fábrica em 2015, quando foram investidos R$ 500 milhões.
“A ampliação da fábrica de desodorantes vem para atender à crescente demanda do mercado, oferecendo produtos de qualidade que possam garantir o bem-estar e a confiança dos consumidores. Isso reflete o compromisso da Unilever com um crescimento mais rápido, impulsionado pela excelência na operação e pelo incentivo à cultura do desempenho, em uma das fábricas da companhia mais sustentáveis do mundo”, declara Eduardo Alexandre Machado, diretor da fábrica de desodorantes da Unilever Brasil.
No final de 2023, a Unilever aprovou esse relevante investimento para aumentar a produção no Brasil, segundo maior mercado consumidor de desodorantes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Em razão da expansão, a Unilever já planeja aumentar o quadro de funcionários na unidade e chegar a 345 colaboradores até o final de 2025, quase dobrando em relação a 2022, sem contar os empregos indiretos. Esse aumento reflete o impacto direto do novo investimento da empresa em uma das importantes unidades de negócio da Unilever.
“Com as pessoas voltando a sair mais nas ruas, retomando o trabalho presencial, e voltando a ter uma vida mais social, a Unilever identificou que esses motivos aumentaram o consumo de desodorantes e o mercado retomou o crescimento. As projeções que a empresa havia feito a longo prazo foram se alterando”, explica Machado.
Uma das linhas produzidas na fábrica de Aguaí é a Clinical, que possui proteção 3x superior no controle do suor e mau odor, fazendo toda a diferença e impulsionando a confiança dos brasileiros em momentos decisivos da vida.
A linha Clinical tem um significado especial para a marca líder de antitranspirante no país. Rexona é pioneira e líder desta categoria, que foi desenvolvida em 2019 para combater a transpiração e odor extremos, com tecnologia inovadora e eficácia de até 96 horas.
Em etapas
A partir de 2025, a fábrica de Aguaí já começa a passar por uma série de obras de expansão do prédio para que a quarta linha de produção possa ser implantada. No início do próximo ano será realizada a instalação de equipamentos. Depois disso haverá a fase de contratação das pessoas para operarem a nova linha, que voltará a atender 100% da demanda de aerossóis no Brasil. Atualmente, uma pequena parte da produção é importada da Argentina para suprir a alta demanda.