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Unilever investe e quer ser líder em sabonetes líquidos

Gazeta Mercantil - 24/07/2008

Entre as diversas estratégias da Unilever para este ano no Brasil, uma das principais é desenvolver e ampliar o setor de sabonetes líquidos. "Esse é um mercado ainda pouco desenvolvido no Brasil, com uma abrangência muito baixa", afirma a vice-presidente de marketing de produtos pessoais da Unilever, Andrea Rolim. Segundo a executiva, a abrangência do sabonete líquido no mercado brasileiro é de 12,5%. Os dados são do Instituto AC Nielsen. "A meta da companhia é aumentar essa abrangência em pelo menos 50%, para aí sim definir os objetivos de participação no mercado", afirma Andrea. De olho em todo esse potencial de crescimento, a companhia realizou nas últimas semanas um movimento decisivo no segmento e lançou novas linhas de produtos com duas marcas importantes dentro desse mercado: Lux e Dove. A executiva conta que segundo pesquisas realizadas pela empresa, a maior parte das pessoas que experimenta o sabonete líquido não volta a usar o em barra. Os investimentos da Unilever no setor ultrapassam os R$ 50 milhões (US$ 31,3 milhões). A companhia anglo-holandesa tem como objetivo alcançar a liderança desse segmento, que hoje representa cerca de 11% do mercado total de sabonetes, incluindo aí os em barra. O mercado total de sabonetes movimentou R$ 1,9 bilhão (US$ 984,5 milhões) em 2007, segundo dados do Instituto AC Nielsen e cresce a uma taxa de 17% ao ano. Dentro do mercado total, a Unilever mantém a liderança com uma participação de 30,5% enquanto que a marca Palmolive possui 11,2%, segundo dados AC Nielsen de maio deste ano.