23/05/13 15h27

Unilever confirma construção de nova fábrica no País

Agência Estado

A empresa de consumo Unilever vai construir sua 10ª fábrica no Brasil, na cidade de Aguaí, interior de São Paulo, próximo à divisa com o Estado de Minas Gerais. Será a primeira unidade produtiva da companhia a ser construída - desde a planta - após cerca de 10 anos.


Segundo o presidente da companhia no Brasil, Fernando Fernandez, ainda não dá para falar quais itens serão produzidos no local, mas as operações terão início em 2015 e alguns produtos serão inéditos em território brasileiro.


O terreno total possui uma área de um milhão de metros quadrados, será a maior fábrica da companhia e seguirá os níveis mais exigentes de sustentabilidade. "Já temos fábricas de algumas categorias, como sorvete, produto para cabelo e para roupas, que já trabalham na capacidade máxima", declarou Fernandez após evento promovido pela companhia para apresentar os resultados e metas em sustentabilidade.


A empresa, porém, não falou em investimentos. "Temos investido e vamos investir cerca de R$ 2 milhões nas nossas marcas por ano; R$ 500 milhões em manufaturas (produção) e distribuição; e, em novas fábricas e outros, a cifra supera a soma", disse.


A Unilever também anunciou a inauguração de seu 10º Centro de Distribuição (CD) no País, para outubro. O estabelecimento está localizado na cidade de Pouso Alegre (MG) e abastecerá as cidades do Sudeste do País.


O executivo aposta no crescimento do setor de consumo brasileiro, principalmente no segmento de higiene pessoal e limpeza. "É um setor que tem crescido a um ritmo forte. Os consumidores estão comprando esses itens com mais frequência e a inclusão da mulher no mercado de trabalho vem impulsionando esse desempenho", falou.


A região Nordeste continua sendo uma praça importante para as vendas da companhia. Hoje, as vendas para a região representam entre 20% e 25% do total.

Sustentabilidade
Além de dobrar de tamanho até 2020, a Unilever quer reduzir pela metade o impacto ambiental de sua produção. Na área de manufatura (produção), a empresa já reduziu, no Brasil, 31% do consumo de água. Também possui quatro fábricas que não usam aterro para o descarte de seus materiais e quer chegar à totalidade das 10 unidades até 2015. E 100% da soja e do óleo de palma adquirido no País vem de fornecedores certificados socioambientalmente.