09/05/16 15h01

Unifesp inaugura novo Campus neste sábado em Santos

Unidade abrigará o Departamento de Ciências do Mar

A Tribuna

O secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias, realiza neste sábado (7) a cerimônia de inauguração da Unidade V do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O prédio, localizado na Rua Carvalho de Mendonça, 144, abrigará o Departamento de Ciências do Mar (DCMar) da instituição, com atividades de graduação e pós-graduação. Também estará presente na solenidade a reitora da Unifesp, Soraya Smailli.

O imóvel possui 5.117 metros quadrados e conta com 11 salas de aula, biblioteca, laboratórios didáticos, de informática e de pesquisas e um auditório. O investimento para a sua compra foi de R$ 13,5 milhões e, segundo a Unifesp, não foram necessárias muitas obras de adequação, pois no local já funcionava uma unidade da Universidade Católica de Santos (UniSantos).

Além do DCMar, no prédio também funcionam setores administrativo-acadêmicos do campus, salas de docentes e os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar, Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental, além dos programas de pós-graduação do tipo stricto sensu.

Conforme dados da Unifesp, a inauguração desta unidade não interfere no projeto do novo prédio, chamado de Bloco 3, entre as ruas Silva Jardim e Campos Melo.

A universidade informou também que o Projeto Executivo para a construção nesses locais está em fase de conclusão e que as obras devem iniciar ainda neste ano.