03/03/17 12h01

Unidades de franquias crescem na cidade mesmo em período de crise

Jornal Cruzeiro do Sul

Sorocaba tem a 25ª maior rede de franquias instaladas do País e movimentou R$ 1,69 bilhão no segmento em 2016. Os dados são da pesquisa realizada pela Rizzo Franchise. Além da cifra bilionária, o número de unidades franqueadas na cidade também colabora com a geração de empregos. No ano passado, foram 9.700 vagas nas 1.057 franquias instaladas no município.

Segundo Marcus Rizzo, consultor e sócio da Rizzo Franchise, mesmo durante o período de crise econômica, as franquias conseguiram se manter fortes por serem consideradas investimentos seguros, já que trata-se de um tipo de negócio que já foi testado e tem seu sucesso comprovado. "Quando alguém quer investir sem riscos, as franquias são boas opções porque já contam com um estudo completo."

A pesquisa mostra que no ano de 2014 Sorocaba contava com 890 franquias. No ano seguinte, 2015, passou a ter 951 e em 2016 totalizou 1.057, o que representa um aumento de 18,7% em 36 meses. O setor automotivo é o líder na abertura de franquias em Sorocaba, com 206 empreendimentos, seguido por saúde e beleza, com 120 unidades, e negócios e serviços, com 94.

O setor automotivo é também o que mais lucrou em 2016 com as franquias, gerando receita de R$ 855,5 mil e empregando 3.259 pessoas. "Além do automotivo, as pessoas buscam bastante as franquias do ramo de beleza e alimentação", afirma Rizzo. A dica para quem pretende ser um franqueado, segundo ele, é optar por um ramo que mais se identifica. O valor das franquias podem demandar investimento de R$ 20 mil até R$ 20 milhões. "Tem para todos os gostos e bolsos."

O bom desempenho de Sorocaba nas franquias, segundo Rizzo, se deve a forte atividade comercial na área de serviços. Ele considera a cidade um grande centro comercial e com ótimo potencial de consumo.

"Nos shoppings da cidade, cerca de 80% das lojas e quiosques são de franquias", diz o consultor.

Expansão

A rede de pizzarias delivery Dídio Pizza é umas das redes que estão mirando Sorocaba como prioridade para abrir novas unidades nos próximos meses. Com unidades em Guarulhos, Campinas e Jundiaí, entre outras cidades do interior paulista, a rede está em processo de captação de franqueados para suas próximas lojas. Com faturamento médio mensal de R$ 70 mil no primeiro ano de operação, o investimento inicial é de R$ 310 mil.

De acordo com Elídio Biazini, diretor da rede, a cidade tem o perfil e potencial que a Didio Pizza procura em sua expansão. "Lojas em Sorocaba têm tudo para serem unidades de sucesso. O público está dentro do target que nosso estudo de geoprocessamento aponta", afirma Biazini. Segundo o diretor, uma das diferenças da rede é o modelo de negócio chave na mão, pois enquanto o franqueado está no treinamento, uma equipe trabalha montando a unidade e o investidor recebe a pizzaria pronta para abrir as portas.