União de forças para promover o suco de laranja na Europa
Valor EconômicoA Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), que representa Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Commodities, estabeleceu ontem com a Associação Europeia de Sucos de Frutas (AIJN, na sigla em francês) uma parceria para promover o consumo de suco de laranja na Europa, destino de cerca de 70% das exportações brasileiras do produto.
O acordo prevê aportes de US$ 7 milhões por ano em ações de marketing, incluindo trabalhos junto a médicos, nutricionistas e formadores de opinião. Do valor total, 80% serão destinados especificamente à promoção do suco de laranja e o restante a sucos em geral.
Segundo a CitrusBR, um dos objetivos dessas campanhas é recolocar o suco de laranja no "hall" de bebidas saudáveis para acelerar a recuperação da demanda, que está em queda na Europa e no mundo há praticamente uma década.
As empresas associadas à CitrusBR arcarão com 50% desses investimentos, e a outra metade virá das 25 companhias que compõem a AIJN, que concentram o envase do suco de laranja brasileiro no mercado europeu.
"É um momento histórico. É a primeira vez que produtores de suco de laranja e seus clientes se unem para promover o produto brasileiro", afirma Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.