Unesp obtém sua melhor nota em ranking mundial de universidades
Universidade ocupa 419ª posição em levantamento anual produzido por consultoria britânica
Jornal da UnespA última edição do QS World University Rankings divulgado no dia 27 de junho colocou a Unesp na 419ª posição entre 1499 universidades avaliadas em todo o mundo e quarta colocada entre as brasileiras. Este foi o melhor resultado da Universidade desde que passou a figurar no levantamento global produzido pela consultoria de ensino superior britânica Quacquarelli Symonds, em 2012. No ano passado, a Unesp foi ranqueada na 477ª colocação.
A primeira posição no ranking ficou com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, seguidos pela Universidade de Cambridge e pela Universidade de Oxford, ambas do Reino Unido. Considerando apenas as universidades brasileiras, a USP ficou na 85ª posição, seguida pela Unicamp (220o lugar) e UFRJ (371° lugar). Ao todo, 35 universidades brasileiras integraram o ranking. Até esta última edição, a melhor colocação da Unesp havia sido em 2015, quando foi apontada na faixa entre 421-430 (ver gráfico).
Esta é a vigésima edição do QS World University Ranking, que neste ano incorporou três novos indicadores à sua metodologia: Sustentabilidade, cujo objetivo é avaliar o impacto social e ambiental das universidades como centros de educação e pesquisa, Resultados do Emprego, que analisa a capacidade das universidade de garantir bons empregos para seus formandos, e Rede Internacional de Pesquisa, que busca fornecer uma visão do quão conectada internacionalmente está a pesquisa da instituição.
Mais detalhes sobre a metodologia do ranking, bem com o peso e a forma como a empresa obtém os dados que embasam o levantamento, podem ser obtidos na página do QS World University Ranking.
O resultado da última edição coloca a Unesp entre as 28% melhores universidades do mundo, o que representa uma melhora constante desde 2017 [ver gráfico]. Em relação aos resultados do ano passado, a Universidade teve uma melhor avaliação na Reputação do Empregador, um indicador produzido a partir de uma pesquisa realizada com empregadores de todo o mundo, e na Reputação Acadêmica, em que o questionário é aplicado a acadêmicos de todo o mundo.
Por outro lado, os indicadores Citações por Docente, Proporção de Professores e Alunos, Professores Internacionais e Alunos Internacionais registraram quedas em relação aos resultados do último ano.
A nota final da Unesp foi 26,8, uma melhora em relação à edição do ano passado do ranking, quando a nota foi de 24,9. Avaliando cada um dos indicadores, a melhor nota obtida pela Universidade foi no novo indicador incorporado ao ranking, Sustentabilidade, com 53,7. Em seguida vieram a Reputação Acadêmica (39,3), Reputação de Empregadores (34,6). Estudantes Internacionais, Resultados do Emprego e Professores Internacionais registraram as piores notas.