18/08/11 15h43

Unesp está entre as 400 melhores do mundo, diz ranking

Bom Dia

A Unesp (Universidade Estadual Paulista)  está entre as 400 melhores universidades do mundo. É o que afirma um dos principais de índices de qualidade em educação, o ARWU (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais, na sigla em inglês), publicado anualmente pela Universidade de Jiao Tong, da China.

A posição da Unesp foi mantida em relação ao ano passado, mas até 2009 a instituição estava abaixo das 400 melhores no ranking, que começou em 2003. É a universidade com mais presença no Interior, com 33 unidades em 23 cidades.

Pesquisa

Um dos itens mais importantes da avaliação das universidades é o número de artigos científicos. Mas como  a Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) mostrou ano passado, mesmo sendo o 13º na produção científica mundial, a participação do Brasil no mercado mundial de patentes não passa de 0,1%.

Em 2009, a USP teve 7.739 artigos (crescimento de 28% em relação a 2006 ), a Unesp teve 2.782 (aumento de 35%) e a Unicamp cresceu apenas 8% e ficou com 2.582.

A pró-reitora de pós-graduação da Unesp, Marilza Vieira Cunha Rudge, afirmou quarta-feira (17) que a instituição pretende continuar avançando. “Só se cria ou se aperfeiçoa conhecimentos utilizando como base conhecimentos previamente estabelecidos. Para se ter acesso a conhecimentos prévios é preciso que eles tenham sido divulgados, ou seja, publicados em artigos”, afirma ao BOM DIA.

A Unesp tem 35 mil alunos na graduação e 13 mil na pós-graduação. A instituição quer ter cinco novos programas de pós, como o de Ciências Ambientais.

Lista leva em conta seis indicadores
O ranking do ARWU usa seis indicadores para avaliar as instituições de ensino: o número de professores e alunos que ganharam prêmios Nobel e outros prêmios em ciências e economia, menções a seus pesquisadores e artigos publicados em jornais científicos. No total, a avaliação é feita em mil universidades e as 50 primeiras são ranqueadas. Para os chineses, esse estudo da Universidade de Jiao Tong (Xangai) também  tem uma função estratégica. O país se baseia nele para escolher as universidades onde estudar no exterior e para realizar investimentos.

LISTA

Ranking de melhores universidades do mundo:

1 Harvard University - EUA
2 Stanford University  - EUA
3 MIT (Massachusetts Institute of Technology)  - EUA
4 University of California, Berkeley  - EUA
5 University of Cambridge  - Reino Unido
6 California Institute of Technology  - EUA
7 Princeton University  - EUA
8 Columbia University  - EUA
9 University of Chicago  - EUA
10 University of Oxford  - Reino Unido