06/04/20 14h15

Unesp entrega primeiros resultados de testes em Araraquara

Faculdade de Ciências Farmacêuticas tem capacidade para processar até 200 testes por dia

O Imparcial

Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp em Araraquara entregou neste final de semana às autoridades de saúde do município os resultados dos primeiros testes para diagnóstico da Covid-19 realizados pela universidade em parceria com a prefeitura local.

Amostras genéticas de 20 casos suspeitos, a maioria deles profissionais de saúde que necessitavam de diagnóstico para saber se poderiam voltar ao trabalho e ao atendimento público, foram processadas na última sexta-feira no Laboratório de Imunologia Clínica e Biologia Molecular do Departamento de Análises Clínicas da FCF, sob a responsabilidade do professor Paulo Inácio da Costa, e já passaram pelas máquinas de PCR em tempo real, metodologia padronizada para os testes diagnósticos da Covid-19.

Os testes realizados na Unesp em Araraquara contam com a estrutura do laboratório da FCF, classificado como de segurança máxima, Nível de Biossegurança 3 (NB3), e as instalações do Núcleo de Atendimento à Comunidade, unidade auxiliar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. As coletas das amostras são feitas nas unidades de saúde e enviadas à Unesp.

“O início dos testes na Unesp em Araraquara é fundamental para o controle epidemiológico e para uma ação retroativa dos casos que estão sem resultados. Ou seja, estamos atrasados em relação à condição de resultados oficiais específicos para o controle epidemiológico e nossa universidade, em parceria com a prefeitura, tomou uma atitude de acordo com aquela que esta situação de emergência em saúde pública exige”, afirma a professora Ana Marisa Fusco Almeida, vice-diretora da FCF, que destaca o trabalho em conjunto realizado na unidade universitária para acelerar a padronização dos testes e o início deles.

De acordo com Ana Marisa Fusco Almeida, a Unesp em Araraquara tem capacidade instalada para processar até 200 testes por dia, de acordo com a demanda e as parcerias a serem estabelecidas para a compra de insumos necessários para os testes –a parceria com a prefeitura financiou a primeira leva desses exames.

“Ficar esperando o resultado por muito tempo é ruim para o sistema de saúde, para o hospital e para as pessoas. Essa angústia (de espera pelos resultados dos testes) tem que ser diminuída”, afirma o professor Paulo Inácio da Costa, responsável pelo laboratório da FCF.

O docente chama a atenção para a necessidade de colaboração permanente da sociedade para que não faltem insumos para a realização dos testes. “Quem puder ajudar na compra dos insumos vai colaborar muito com o nosso trabalho. Mesmo com pouco, na somatória, isso será importante para não interromper o trabalho”, afirma Paulo Inácio da Costa.

O aumento na realização de testes para diagnóstico da Covid-19 na população é uma das duas medidas fundamentais já postas em práticas pelas autoridades de saúde para a mitigação do espalhamento da doença –a outra é o isolamento domiciliar. Os testes a serem realizados em Araraquara poderão atender 24 cidades da região e o Laboratório de Imunologia Clínica e Biologia Molecular da FCF, que já faz parte da rede nacional de laboratórios de biologia molecular e realiza há mais de duas décadas testes para HIV e hepatites virais, está em fase de credenciamento na Secretaria de Estado da Saúde para integrar a recém-criada plataforma de laboratórios para testes de Covid-19 em São Paulo.

“A Unesp está seguindo o protocolo científico e trabalhando forte para expandir o número de testes de Covid-19, principalmente neste momento em que a doença está avançando para o interior do Estado de São Paulo”, afirma a professora Célia Regina Nogueira, presidente do Comitê Científico da Unesp formado em resposta à pandemia.

O início dos testes em Araraquara contou com uma colaboração da Unicamp, que enviou a amostra de RNA-controle, o que foi necessário para acelerar a preparação prévia para dar início aos testes no laboratório da FCF.

A pessoa, física ou jurídica, que deseja contribuir com ações da Unesp, especialmente aquelas de combate à pandemia de Covid-19, pode realizar doações por meio da plataforma Parceiro Unesp, que possibilita inclusive que o doador especifique a unidade universitária que receberá os recursos. Para doações, acesse: https://prograddb.unesp.br/parceiro/.