Unesp é líder entre universidades 'jovens'
Instituição estadual de SP foi fundada há 40 anos; se comparada com todas as 192 do país, cai para a 6ª posição
Folha de S. PauloA Unesp (Universidade Estadual Paulista) é a melhor instituição "jovem" –com menos de 40 anos– do país. A informação está em uma lista inédita de escolas feita com base no RUF "" Ranking Universitário Folha, lançado no dia 14 de setembro.
Comum nos rankings internacionais, a análise por ano de fundação viabiliza a comparação de escolas com o mesmo tempo de consolidação.
A Folha classificou todas as universidades brasileiras fundadas a partir de 1975 (são 74 instituições, sendo 38 públicas e 36 privadas).
A Unesp, que lidera a lista, é de 1976. Se comparada a todas as universidades do país –são 192–, cai para o 6º lugar. A primeira posição no ranking geral é da USP, fundada em 1934, seguida da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), de 1920.
Para Marilza Vieira Rudge, vice-reitora da Unesp, o bom resultado é fruto de uma gestão baseada em indicadores. "Avaliamos o resultado de cada unidade para ver o que está dando certo ou errado", diz. Logo após a Unesp, no topo da lista das melhores com menos idade figuram quatro universidades federais: do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Campina Grande e do ABC –essa última com apenas dez anos de fundação.
No ranking geral de universidades, a UFABC cai para 42ª posição –sua nota é puxada para baixo especialmente porque é pouco conhecida pelo mercado de trabalho.
Recebeu, no entanto, a pontuação máxima no indicador de internacionalização do RUF, que mede o alcance dos trabalhos da escola.
O principal ranking global de universidades, THE (Times Higher Education), também faz uma listagem de universidades jovens, considerando instituições com menos de 50 anos. A única brasileira a aparecer na mais recente classificação do THE, deste ano, foi a Unicamp, em 42º lugar.