06/05/20 14h37

Unesp e Embraer farão 4 mil testes de Covid em Botucatu

Parceria viabilizará outros 36 mil exames para Araraquara e São José dos Campos

JCNet

A Unesp e a Embraer firmaram uma parceria para viabilizar o processamento de 40 mil testes de diagnóstico da Covid-19, durante seis meses, nas regiões de São José dos Campos, Araraquara e Botucatu, como forma de apoio às comunidades onde a Embraer está presente. Para Botucatu, serão disponibilizados 4 mil testes.

O aumento na realização de testes para diagnóstico da Covid-19 na população é considerado pelas autoridades de saúde a medida mais importante para orientar a adoção de políticas públicas adequadas para conter a pandemia, ajudando a dimensionar ações já em andamento, como o distanciamento social.

O material coletado será enviado para as unidades da Unesp dedicadas ao processamento da metodologia RT-qPCR (teste molecular), exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico do novo coronavírus. A expectativa é que o resultado saia em até 16 horas após o recebimento das amostras pelo laboratório.

Pelos termos firmados, a Embraer realizará uma doação financeira, no valor de aproximadamente R$ 4 milhões, para coleta de amostras, transporte e execução das análises de diagnóstico. Para São José dos Campos e Araraquara, a quantidade de exames viabilizados será, respectivamente, de 20 mil e 16 mil.

"No momento em que o número de casos da Covid-19 cresce, em especial no interior paulista, poderemos fornecer uma informação valiosa para as prefeituras das cidades dessas regiões envolvidas", declara o pró-reitor de pesquisa da Unesp, professor Carlos Graeff.