Unesp é a 4ª colocada no Brasil em ranking que avalia ODS
Universidade se destacou em objetivo que observa inovação e industrialização sustentável
Jornal da UnespA Unesp ocupa a 4ª posição no Brasil em ranking internacional divulgado na última semana que avalia o desempenho das universidades tendo como referência os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. O Times Higher Education Impact Ranking está em sua quinta edição neste ano e apresentou resultados de 1.591 instituições, de 112 países. A melhor pontuação da Universidade foi registrada no ODS 9, que visa construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação.
Neste ranking, as universidades enviam dados referentes aos ODS que elas têm à disposição. Só podem figurar no ranking as universidades que tiverem enviado dados do ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação) e de pelo menos outros três ODS. A pontuação em cada ODS é avaliada com base em um conjunto de métricas específicas daquele ODS. O resultado final da instituição é calculado a partir da combinação entre a pontuação no ODS 17 e as três melhores pontuações dos demais 16 ODS. A metodologia completa, em inglês, está disponível na página do THE Impact Ranking.
A posição final da Unesp no ranking ficou situada na faixa entre 200ª e 300ª colocada. A melhor pontuação da Universidade foi 98,8, registrada no ODS 9, que tem como meta a construção de infraestrutura resiliente, a promoção da industrialização sustentável e o fomento à inovação. O resultado colocou a Unesp entre as 25 melhores do mundo neste objetivo.
Entre as métricas que são consideradas para a pontuação do ODS 9, estão pesquisas sobre indústria, inovação e infraestrutura, patentes que citam a instituição, empresas spin-offs nascidas na universidade, recursos de pesquisa advindos da indústria, entre outros pontos. Maiores detalhes sobre a metodologia e as métricas usadas para este ODS estão disponíveis na página do ranking.
A segunda melhor pontuação da Unesp foi registrada no ODS 4, que preconiza a educação de qualidade (entre 66,6 e 73 pontos), e a terceira melhor pontuação foi obtida no ODS 3, que envolve Boa Saúde e Bem-Estar (entre 63,9 e.68,2 pontos). No ODS 17, Parcerias e Meios de Implementação, a pontuação ficou entre 53,4 e 61 pontos.
No ranking global, a primeira posição ficou com a Western Sydney University, da Austrália, com a pontuação de 99,4, seguida pela University of Manchester, do Reino Unido, com 97,5 pontos. A terceira posição ficou com a Queen’s University, do Canadá, que registrou 97,2 pontos. O resultado completo pode ser visto na página principal do THE Impact Ranking.