27/10/22 11h09

Unesp é a 3ª universidade mais sustentável do país

Ranking considera impacto social e ambiental na atuação da Universidade

Jornal da Unesp

Um ranking mundial que destaca a forma como as universidades têm enfrentado os desafios relacionados à sustentabilidade posicionou a Unesp como a terceira instituição mais sustentável do país. O levantamento publicado pela primeira vez pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) se baseou, entre outras informações, em dados do impacto de pesquisas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para avaliar a atuação das instituições de ensino superior em duas categorias: Impacto Ambiental e Impacto Social.

Quando analisadas as universidades de todo o mundo, a Unesp foi ranqueada na faixa entre 221 e 240. O levantamento contemplou 700 instituições e teve a Universidade da Califórnia, Berkeley, nos Estados Unidos, na primeira posição, seguida pela Universidade de Toronto e pela University of British Columbia, ambas no Canadá.

No Brasil, 14 universidades foram avaliadas. A USP foi apontada na primeira posição, seguida pela Unicamp em segundo. O resultado completo pode ser visto no site do QS World University Rankings: Sustainability 2023.

Metodologia e ODS

O ranking publicado nesta quarta-feira (26/10) é composto por duas categorias: Impacto Ambiental e Impacto Social. Cada uma dessas categorias é formada por um conjunto de indicadores e correspondem a 50% do resultado final. Um ponto a se destacar na composição das duas categorias é a avaliação das pesquisas realizadas na universidade e seu respectivo impacto em temas que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Esses dados são coletados a partir da ferramenta SciVal, que apresenta métricas da produção científica das universidades e centros de pesquisa. Nessa ferramenta é possível, por meio de um banco de palavras, distribuir as publicações da universidade de acordo com a sua relação com cada ODS. Ou seja, as palavras-chave que os docentes e pesquisadores da Unesp incluem em seus artigos são fundamentais para dar maior visibilidade às pesquisas realizadas na Universidade e potencializar as ações desenvolvidas no âmbito dos ODS.

A categoria Impacto Ambiental compreende três indicadores de desempenho: instituições sustentáveis (35%), educação sustentável (40%) e pesquisa sustentável (25%). Cada um desses indicadores avalia, de diferentes maneiras, a forma com que o ensino e a pesquisa realizados na instituição abordam a temática ambiental, além do comprometimento institucional com o tema.

O objetivo é apresentar de forma ampla como a instituição está planejando, pesquisando e educando a questão ambiental. Para compor essa categoria são usados dados da própria consultoria QS, das universidades em si, da editora Elsevier e de órgãos mundiais como Unesco e Banco Mundial.

Considerando apenas a categoria Impacto Ambiental, a Unesp ficou na posição 167 no mundo e 4ª no Brasil.

Já a categoria Impacto Social considera cinco indicadores: igualdade (30%), intercâmbio de conhecimentos (20%), impacto da educação (20%), emprego e oportunidades (20%), e qualidade de vida (10%). Estes indicadores procuram entender a importância da instituição na carreira do aluno, como é a paridade de gênero, a oferta e qualidade educacional em cursos alinhados ao tema “sociedade”, como Educação, Política, Política Social, Direito, Arte e Design.

Considerando apenas a categoria Impacto Social, a Unesp ficou na posição 392 no mundo, e 5ª no Brasil.

O objetivo é mostrar como a instituição tem trabalhado para garantir progresso social à sua comunidade, bem como qualidade na educação. Assim como na categoria anterior, o ranking compila dados da QS, das universidades, da Elsevier e de órgãos como Unesco e Banco Mundial.

Maiores detalhes da metodologia empregada pelo ranking podem ser obtidos na página da QS.

Fonte: https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/37034/unesp-e-a-3-universidade-mais-sustentavel-do-pais/