10/08/11 15h50

Unesp conclui o sequenciamento do genoma do Nelore

Terra Viva

O gado Nelore, que constitui a mais numerosa raça bovina de corte no Brasil, acaba de ter seu sequenciamento genético concluído por um consórcio de pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Itália, cooordenado pelo professor José Fernando Garcia, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

O estudo, inédito, amplia as possibilidades de obtenção de exemplares mais produtivos, tanto em plantéis de melhoramento genético de gado puro como em cruzamentos. Com isso, será possível identificar os melhores animais dos rebanhos e selecioná-los para a produção de características envolvendo o tamanho e a maciez das peças de carne, o padrão de distribuição de gordura (superficial ou entremeada na musculatura), a resistência aos parasitos e a tolerância ao calor. Além disso, esse trabalho, conduzido no campus de Araçatuba (SP), também permitirá aprimorar o volume e a qualidade do leite.

Essa pesquisa foi iniciada há dois anos e demandou investimentos de cerca de 500 mil dólares, provenientes da Unesp, do edital 64 do Mapa/CNPq (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O Brasil é o maior exportador de carne do mundo e mais de 80% do rebanho bovino nacional tem sangue Nelore.