29/08/23 14h41

Unesp anuncia R$ 6,6 milhões em investimentos no campus São João

O Município

Em fase de expansão, a direção do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São João da Boa Vista anunciou que ampliará a infraestrutura da Faculdade de Engenharia (FE), com a construção de um 3º bloco. O prédio terá 1.227 m² com dois pavimentos direcionados para a parte administrativa, bem como para os docentes da instituição de ensino. O valor para a execução da obra é de aproximadamente R$ 6,6 milhões.

Como ficará

A edificação será semelhante aos blocos 1 e 2. De acordo com o projeto, o pavimento térreo terá 634,10 m² e será ocupado pela diretoria técnica administrativa e diretoria técnica acadêmica. O andar superior, com 593,61 m², servirá para atender os docentes. A concorrência pública para definição da empresa que executará a obra de construção do bloco 3 está programada para o dia 15 de setembro, às 10h, no campus, localizado na avenida Prof.ª Isette Corrêa Fontão, Jardim das Flores, próximo a alça viária da rodovia que liga São João a Espírito Santo do Pinhal.

Desafogo

O prédio será construído em frente à lanchonete da unidade. “É um ganho muito grande para a universidade porque nós vamos ter um espaço exclusivo para a administração e vamos ampliar o espaço para a área docente”, explicou o professor Jozué Vieira Filho, diretor do campus da Unesp na cidade. Outra vantagem com a construção do novo bloco tem a ver com a movimentação diária na biblioteca da unidade. “A gente vai conseguir ampliar a biblioteca porque tem um espaço dela que ainda abriga a administração. E isso vai melhorar para os alunos”, garantiu o professor.

Segunda etapa

Filho adiantou que o campus seguirá em expansão. “Tem uma segunda etapa que é uma terraplanagem que a gente vai fazer e a previsão de um prédio exclusivo para a administração. Mas, no momento, esse prédio [3º bloco] vai desafogar toda parte administrativa e o espaço para sala de docentes”, pontuou o responsável.

Quadra de esportes

Em breve, o diretor do campus adiantou mais novidades. Filho contou à reportagem que já foi aprovada a liberação de recurso financeiro para a construção de uma quadra de esportes para os alunos e uma sessão técnica de saúde. “Nós estamos finalizando a pasta técnica de toda a terraplanagem na parte superior do terreno da Unesp, que está impraticável. Esse terreno será preparado para novas receber [essas] construções”, confirmou.

Número de alunos

Segundo apurado pela reportagem, por enquanto, o campus não tem a intenção de estender o número de vagas para estudantes ou oferecer novos cursos. Atualmente a unidade da Unesp em São João reúne 400 alunos distribuídos nos cursos de graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação, e Engenharia Aeronáutica, mais a pós-graduação.

Fonte: https://www.omunicipio.jor.br/wordpress/2023/08/28/unesp-anuncia-r-66-milhoes-em-investimentos-no-campus-sao-joao/