21/01/25 15h26

UNESCO inclui Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo em iniciativa global de enfrentamento à crise climática

O Greening Education Partnership promove parceria verde com a educação para dar suporte aos países em relação às mudanças climáticas

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi incluída na última terça-feira (14/01), a parceria verde com a educação, por meio da Green Education Partnership, iniciativa global da UNESCO para dar suporte aos países no combate à crise climática.

As ações promovidas pelo Painel de Estudos Aplicados (PEA), que coordena os Arranjos Produtivos Locais, em colaboração com a Universidade de São Paulo e demais participantes da Academia, bem como os workshops com produtores e entregas das Câmaras Setoriais e Temáticas, foram inscritos na plataforma e viabilizaram a inclusão da SAA, suas coordenadorias e Institutos no Greening Education Partnership.

“Através da Greening Education Partnership – UNESCO, conseguimos acessar experiências exitosas em outros locais do planeta, trocar experiências práticas, e também dar visibilidade a nossos projetos e trabalhos da mesma maneira”, comemora o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai.

O feito é consequência da apresentação de um extenso portfólio de ações de capacitação e treinamento, manuais com orientações técnicas e de boas práticas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com excelentes resultados aos serviços prestados à sociedade do Estado de São Paulo, bem como da nação. “Importante estar habilitado e reconhecido para poder transmitir para as novas gerações um conhecimento aplicado, verdadeiro, desmistificar a ideia do setor agropecuário como vilão e se aproximar da sociedade mostrando que realmente produção e preservação andam juntos”, enfatiza Alberto Amorim, coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete.

Como uma plataforma colaborativa para governos e outras partes interessadas, incluindo organizações intergovernamentais, sociedade civil, juventude, academia e o setor privado, a Greening Education Partnership visa oferecer uma ação forte, coordenada e abrangente que preparará cada aluno, desde a primeira infância até a educação de adultos, para adquirir o conhecimento, as habilidades, os valores e as atitudes para enfrentar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável, incluindo treinamento de professores e instituições de ensino superior.

Egle Bocanella e Ery Jardim, coordenadores do Comitê Brasileiro de membros do Greening Education Partnership (GEP) - UNESCO, ministrarão um seminário online no dia 27 de janeiro de 2025, das 16h às 18h, para a Secretaria de Agricultura de São Paulo.

O evento tem como objetivo apresentar o padrão e o currículo associados ao selo GEP - UNESCO, recentemente obtido pela Secretaria. Durante o seminário, serão estabelecidos os objetivos e metas a serem alcançados no próximo biênio, alinhados aos compromissos e diretrizes do programa.

Sobre a Greening Education Partnership

A Greening Education Partnership é uma iniciativa global que adota uma abordagem de todo o sistema para dar suporte aos países no enfrentamento da crise climática, aproveitando o papel crítico da educação. Como uma plataforma colaborativa para governos e outras partes interessadas, incluindo organizações intergovernamentais, sociedade civil, juventude, academia e o setor privado, a Greening Education Partnership visa oferecer uma ação forte, coordenada e abrangente que preparará cada aluno para adquirir o conhecimento, as habilidades, os valores e as atitudes para enfrentar as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Como a maior e mais consolidada rede de escolas que integram ativamente a EDS, a Eco-Schools fornece uma estrutura e reconhecida para ajudar a garantir que essa meta seja alcançada não apenas em quantidade, mas também em qualidade.

A Eco-Schools Seven-Step, é uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos, já foi implementada em 95 países. Ela permitirá que suas escolas incorporem os mais altos padrões de escolas verdes e, portanto, atendam aos critérios do GEP e sejam credenciadas por um parceiro oficial do GEP.

A meta da iniciativa é que todos os países adotem um esquema de acreditação de escolas verdes com pelo menos 50% das escolas, faculdades e universidades operando de forma sustentável.

UNESCO

A UNESCO, em inglês United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, é uma instituição internacional dedicada à promoção da educação, ciência, cultura e comunicação.

É uma agência especializada das Nações Unidas, criada com o objetivo de contribuir para a paz e a segurança por meio da colaboração internacional nos campos da educação, da ciência, da cultura e da comunicação.

Fundada em 16 de novembro de 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a UNESCO foi criada em um contexto de tensões entre países e busca por uma nova ordem mundial. A organização desempenha um papel importante na proteção do patrimônio cultural, na preservação de locais históricos e na promoção da diversidade cultural em todo o mundo.

Com sede em Paris, atua como um fórum global para o intercâmbio de ideias, conhecimentos e práticas nas áreas de sua competência, promovendo a cooperação entre os países membros e fomentando o diálogo intercultural e a compreensão mútua.

 

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/web/guest/b/unesco-inclui-secretaria-de-agricultura-e-abastecimento-de-sao-paulo-em-iniciativa-global-de-enfrentamento-a-crise-climatica