14/07/11 16h00

Um olhar sobre o futuro promissor de Campinas

Brasil Econômico

ARTIGO
Paulo Mallmann
Secretário de Finanças de Campinas

Campinas completa hoje 237 anos marcados por diferentes ciclos de crescimento, alternados por períodos de baixa ligados aos ciclos econômicos do café, da instalação de um grande número de indústrias  aproveitando a facilidade do transporte ferroviário e, mais adiante, das grandes estradas com início em 1948, fechando com a inauguração da Anhanguera e do aeroporto Viracopos em 1960. Mas o que dá o traço caracteristico damoderna Campinas velando e garantindo o seu futuro não é o setor industrial, hoje o terceiro em importância na geração de empregos na cidade, abaixo do comércio e do dinâmico e complexo setor de serviços.

A fonte de todo o potencial econômico que Campinas possui hoje e o que marcará o seu futuro é a fundação da Unicamp, em 1966, e a implantação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) da então Telebrás, hoje instalado nas dependências da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec).

A Unicamp, com milhares de formados, estudantes e pós-graduandos, é considerada hoje uma das 150 melhores universidades do mundo. A oferta desse grande contingente de profissionais especializados e de alto padrão de formação faz da cidade um polo de conquista de empresas que vêm se reunir às mais de uma centena já instaladas, atraídas pela proximidade com centros de pesquisa e de desenvolvimento. Por isso há na cidade em operação um grande número de empresas incubadas, de iniciativa de novos empreendedores, saídos dos bancos das universidade preparados para se lançarem no mundo competitivo da alta tecnologia.

Para firmar mais um marco de desenvolvimento tecnológico, Campinas vai receber as instalações de dois centros mundiais de processamento e desenvolvimento de sistemas de dois grandes bancos brasileiros. Tais investimentos, em fase de implantação no Ciatec, proporcionarão oferta de emprego para profissionais de alta qualificação da cidade, de outras regiões do Brasil e do exterior.

A cidade contará ainda como extraordinário avanço representado pela maior conexão com as grandes capitais do país e do mundo, a implantação de trem de alta velocidade e a ampliação que tornará Viracopos o maior emails importante aeroporto da América do Sul.