Um em cada 10 carros vendidos no Brasil já é eletrificado
Balanço da Anfavea revela que 1 em cada 10 carros vendidos no Brasil já é eletrificado: híbrido, híbrido plug-in ou elétrico
Automotive BusinessAs vendas de veículos em janeiro de 2025 foram um marco para o segmento de carros eletrificados. Pela primeira vez os modelos híbridos e elétricos representaram 10% de todo o volume licenciado.
Pelos dados da Anfavea, a associação de fabricantes, em janeiro de 2025 foram quase 16,5 mil veículos eletrificados vendidos. O que significa alta de 37% em comparação com o mesmo mês de 2024.
Os híbridos em geral quase dobraram os licenciamentos na relação interanual e passaram de um market share de 5% para 8%. Em janeiro de 2025 foram 6.536 híbridos do tipo plug-in e 6.265 híbridos (plenos e leves).
Carros elétricos são os menos vendidos entre os eletrificados
Já as vendas de veículos elétricos (VEs) tiveram queda de 15%, com 3.694 veículos emplacados em janeiro de 2025. Com isso, a participação dos VEs desceu de 2,9% em janeiro de 2024 para 2,3%, no mês passado.
Para 2025, a Anfavea projeta alta na venda de carros eletrificados, porém puxada pelos veículos híbridos. A previsão é que o segmento como um todo feche o ano com entre 12% e 13% de participação no total de emplacamentos.
“A entrada de fabricantes produzindo outras modalidades de híbridos em 2025 vai ter impacto no mercado. Mas o elétrico não deve ter crescimento tão grande, não na velocidade do híbrido e do híbrido plug-in”, acredita Marcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Híbridos-leves são rebaixados
Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) resolveu mudar o critério nas vendas de carros eletrificados. A partir de janeiro, a entidade passa a computar os modelos movidos a hidrogênio e descartar os híbridos-leves.
Ou seja, a associação não vai mais considerar como venda de carro eletrificado os veículos também chamados de micro-híbridos, ou MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicles) – nos quais o motor elétrico funciona como gerador e não traciona as rodas.
Segundo a ABVE, a medida visa melhorar a metodologia de classificação dos eletrificados. Para a entidade, os híbridos-leves devem aumentar a participação no mercador brasileiro nos próximos anos.
“Tornou-se imperioso separar rigorosamente quais veículos contribuem efetivamente com a eletromobilidade e quais não contribuem tanto. Esse ajuste de metodologia visa trazer mais rigor e transparência aos números da ABVE sobre eletrificados, aproximando-os dos critérios internacionais em vigor”, afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, em comunicado.
Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/noticias/1-cada-10-carros-vendidos-brasil-eletrificado