Último dia: Parque Tecnológico de Sorocaba seleciona empresas para apoiar
Empresas poderão se inscrever ainda hoje para passar por processo seletivo e ingressar na incubadora Hubiz.
Hubiz IncubadoraSe encerram hoje (31) as inscrições para o primeiro edital do ano da Hubiz, incubadora do Parque Tecnológico de Sorocaba, que está selecionando empresas iniciantes, de base tecnológica, para apoiar e dar suporte através de assessorias, consultorias, palestras e workshops. A incubadora oferece apoio relativo a modelagem e planejamento de negócios; desenvolvimento tecnológico; estratégica de marketing e vendas; mercado e finanças; e difusão da cultura empreendedora.
“Com esse apoio, as novas empresas conseguem ingressar competitivamente no mercado, potencializando as oportunidades de sucesso”, destaca Marcelo De Santis Ferreira, coordenador de incubação da Hubiz.
O edital de seleção contempla projetos nas áreas automotiva, biotecnologia, eletroeletrônica, energias alternativas, engenharia biomédica, fármacos e produtos naturais, metal mecânica, novos materiais, serviços inovadores, sistemas de produção, tecnologias da informação e comunicação, economia criativa e impacto social.
“A Hubiz incuba, por exemplo, empresas de tecnologia da informação, muitas das quais trabalham com desenvolvimento de aplicativos. Mas a área é vasta. Também incubamos empresas de biotecnologia, biomateriais, engenharia, dentre outras”, cita Marcelo.
Um dos exemplos de empresas incubadas que estão dando certo é a Stattus4, startup que está desenvolvendo um sofisticado sistema de detecção de vazamento de água na rede pública, o que poderá revolucionar o setor. Recentemente, a empresa entrou em processo de validação do produto, com uma parceria com a Águas de Votorantim.
Outro exemplo é a Banho no Leito Seláh, empresa que desenvolveu um mecanismo que permite que pessoas acamadas possam tomar banho em suas camas, sem a necessidade de serem deslocadas para uma banheira. “Na verdade, a própria cama da pessoa se torna uma banheira”, diz Marcelo.
O coordenador da Hubiz garante que a inscrição no edital é simples, toda feita pela internet. “Muita gente pensa que o Parque Tecnológico é algo só para grandes empresas. Não, é para pessoas que tenham uma ideia inovadora e queiram coloca-lá no mercado. Esse é o momento que a Hubiz dá a possibilidade de validar a ideia inovadora e promissora da pessoa, mesmo que seja um projeto em andamento. É a chance de tirar tudo do papel e o Parque Tecnológico apoiar e criar cenários favoráveis para que esse projeto chegue competitivamente ao mercado”, enfatiza Marcelo.
As propostas serão avaliadas por um comitê técnico especializado – composto por representantes de instituições parceiras da Inova Sorocaba, agência que administra o PTS – e eventualmente algum convidado.
Papel da Hubiz e do PTS - Recentemente, três incubadas da Hubiz conseguiram passar na primeira fase de um dos mais concorridos processos seletivos de startups do país: o InovAtiva, promovido pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), SEBRAE e executado pela CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).
Uma dessas empresas é a Banho no Leito Seláh, kit que transforma o leito dos pacientes acamados em uma banheira, oferecendo mais conforto e segurança durante o banho do paciente.
“Ficamos muito felizes por sermos aprovados na primeira fase do InovAtiva, o que representa para a Banho no Leito Seláh, chances reais de se tornar uma empresa reconhecida e com lucratividade. Foi através da Hubiz que ficamos sabendo do programa”, saliente a dentista Soraia Benavides, proprietária da startup em sociedade com a estudante de administração Julia Benavides Adelino.
No último dia 13, o Parque Tecnológico recebeu o Startup SP, concorrido programa de apoio gratuito do SEBRAE e seus parceiros a empresas novas, para o desenvolvimento de negócios inovadores no campo da tecnologia. Uma das selecionadas no processo, que contou com 52 empresas inscritas e 21 escolhidas, foi a FONTE, startup instalada no PTS.
“A HUBIZ tem um papel importante para o FONTE. Ela nos dá os melhores caminhos para nossos passos e, claro, da maneira mais rápida. E ter agilidade em startups é uma das mais importantes lições que estamos tendo”, comenta Bruno Alves, diretor executivo do FONTE, aplicativo em desenvolvimento que resultará em um sistema de informação essencialmente colaborativo.
“O PTS está nos trazendo uma visão de empreendedorismo e de negócios. Toda semana temos uma surpresa e boas notícias das empresas que dividem o mesmo espaço conosco, até por usarmos o coworking do Parque. Escolhemos o PTS assim que descobrimos um pouco mais sobre os trabalhos que acontecem lá dentro”, relata o empreendedor.
Ano passado a Hubiz foi uma das cinco incubadoras brasileiras vencedoras do Prêmio de Incubação e Aceleração de Impacto, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Sebrae.
Atualmente 20 startups fazem parte da Hubiz. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/BXCAIy