UFI Filters expande negócios no Brasil e apresenta novidades ao mercado
Foco da fabricante de filtros e gerenciamento térmico é aumentar seu portifólio de produção local para OE/OES e aftermarket
Automotive BusinessA fabricante de filtros UFI Filters está em constante crescimento e vem fazendo investimentos em suas operações no Brasil. Com mais de 53 anos de história, a multinacional de origem italiana dobrou o tamanho de seu parque fabril, estoque e escritórios em Jundiaí (SP).
Aumentando sua produção local dia após dia, desde quando iniciou as atividades no mercado brasileiro, em 2016, a UFI Filters do Brasil expande suas operações locais em suporte ao constante crescimento no fornecimento de OE/OES – onde a empresa tem posição consolidada – e aftermarket na região.
Líder global em tecnologia de filtração e soluções de gerenciamento térmico, bem como em tecnologias para o desenvolvimento da mobilidade a hidrogênio, a UFI Filters apresenta uma ampla gama de soluções – desde automotivas, aeroespaciais e marítimas, até aplicações industriais especializadas e hidráulicas personalizadas.
Como uma empresa focada em desenvolvimentos e pesquisas, a UFI conta com sua equipe técnica especializada com mais de 250 funcionários divididos em seus três Centros de Inovações e Pesquisa na Itália, China e Índia, detendo mais de 280 patentes em todo o mundo.
Os produtos inovadores da UFI estão presentes em todos os tipos de veículos – desde os carros de Fórmula 1 da Ferrari até a espaçonave europeia ExoMars. A UFI Brasil é um dos 22 locais de produção do grupo e, com um centro de desenvolvimento local, realiza todos os desenvolvimentos específicos da região.
“Além da expansão predial em si, aplicamos recursos na aquisição de novos equipamentos para nos tornarmos mais competitivos e capazes de produzir uma gama mais ampla de produtos", disse Paulo Nascimento, gerente geral da UFI Filters do Brasil.
"Agora, além de filtros para veículos leves e comerciais leves, passamos também a produzir elementos filtrantes de óleo e combustível aplicados em veículos pesados e fora de estrada, e visando o crescimento das fontes alternativas à combustão também estamos produzindo filtros para transmissão de veículos elétricos. Como resultado, estamos aumentando cada vez mais nosso quadro de funcionários em nossas operações”, completou o executivo.
UFI Filters é fornecedora das maiores montadoras do Brasil
A UFI Filters tem presença global e fornece filtros e equipamentos para gerenciamento térmico para todo o mercado automotivo. “Estamos presentes em 95% [dos produtos] das montadoras existentes no mundo, seja para motocicletas, linha leve, utilitários, linha pesada ou fora de estrada. No Brasil, atendemos clientes como Ford, General Motors, Fiat, Jeep, Iveco e CNH Industrial”, comentou Leonardo Souza, gerente de vendas OE/OES da companhia.
“As tecnologias exclusivas da UFI priorizam a proteção das máquinas com nossos filtros de alta qualidade, nos diferenciando de outras empresas do mercado. Como exemplo, nosso high-tech Multitube já está sendo comercializado em supercarros e carros híbridos no Brasil. Outro exemplo é a nossa tecnologia DFM aplicada na maioria dos veículos comerciais leves a diesel fabricados no Brasil, que é outra tecnologia patenteada do grupo”, completou o executivo.
Segundo Paulo Nascimento, cerca de metade dos utilitários diesel que entram no mercado brasileiro levam filtros ou equipamentos de gerenciamento térmico originais fabricados pela UFI Filters no mundo, e os investimentos no Brasil são realizados para que este fornecimento seja feito cada vez mais com conteúdo produzido localmente pela UFI Filters do Brasil.
UFI Filters também tem forte presença no aftermarket
Historicamente uma empresa de fornecimento às montadoras (OEM), a UFI Filters criou em 2014 a divisão de aftermarket para desenvolver a marca. No Brasil o aftermarket chegou em 2019, e tem crescido em participação de mercado nos últimos anos.
“Temos mais de 100 produtos originais que são fornecidos com a marca UFI no aftermarket, somos fabricantes dos filtros da Fórmula 1 e temos tecnologias de filtragem patenteadas e exclusivas. É por isso que sempre dizemos: escolha qualidade, escolha UFI. Esse é o nosso diferencial em relação aos outros concorrentes do mercado,” comentou Ivan Rizzato, gerente de vendas de aftermarket para a América do Sul.
Com um catálogo de mais de 8 mil códigos em todo o mundo, o aftermarket se tornou um eixo de crescimento e sucesso da empresa nos últimos anos. “A empresa lançou o negócio há pouco tempo, se compararmos com sua história. No entanto, devido aos resultados recentes, a diretoria está muito focada em aumentar ainda mais a participação do aftermarket nos resultados da empresa,” afirma Paulo Nascimento.
“No Brasil atualmente temos mais de 1.200 códigos ativos em fornecimento para nossos clientes de aftermarket, todos com estoque local. Além disso, a matriz tem nos apoiado na produção local de filtros para sermos mais competitivos. Com o suporte dos laboratórios ao redor do mundo, estamos desenvolvendo os itens específicos para a região com a mesma qualidade e desempenho dos originais. A ideia é atingir 1.600 códigos disponíveis no mercado brasileiro até o fim de 2024”, afirmou Ivan Rizzato.
Empresa adota estratégias para fortalecer a marca
Uma das estratégias utilizadas pela UFI Filters para aumentar o reconhecimento de marca é a presença em feiras e eventos. Este ano, por exemplo, a empresa contou com a presença do ex-jogador da seleção brasileira Zé Roberto em seu estande na Agrishow.
Na sequência do planejamento, a UFI Filters confirma que estará presente na próxima edição da Agrishow e na Automec, principal evento do segmento de reposição automotiva, para consolidar a marca no mercado.
“Participamos da Agrishow de 2023, que foi um sucesso. Em 2024 pensamos em fazer ainda melhor, e para isso trouxemos o Zé Roberto para o evento. Ele, por si só, já é uma atração, trazendo consigo todo um conceito de bem-estar e alta performance, seja física ou mental. Ele atraiu muitas pessoas que nunca tinham ouvido falar da marca para nosso estande, e o resultado foi alcançado” acrescentou Ivan Rizzato.
“Estamos felizes com o que alcançamos até agora e ansiosos para expandir cada vez mais nossas parcerias, seja com clientes no segmento de equipamentos originais (OE), mercado de reposição ou com a fabricação de marcas privadas. Com os últimos investimentos, estaremos aptos a continuar proporcionando soluções competitivas, de altíssima qualidade e desempenho para o mercado”, concluiu Paulo Nascimento.