26/07/23 15h18

Turismo: SP é a cidade mais buscada para viagens no segundo semestre

Monitor Mercantil

Levantamento do buscador Kayak analisou as tendências de buscas de viagem para o segundo semestre deste ano. Segundo o estudo, com variação negativa nos preços em relação a 2022, São Paulo mantém sua posição no topo do ranking, sendo a cidade mais procurada pelos viajantes do Brasil. A capital paulista apresentou uma queda de 10% no preço médio das passagens em comparação ao ano anterior, com um valor médio de R$ 770. Em contraste, Lisboa, que conquistou o segundo lugar no ranking para o segundo semestre de 2023, apresentou um aumento de 9% no preço médio das passagens em relação a 2022. Esse aumento não impediu que a cidade subisse uma posição no ranking entre os destinos mais desejados, em comparação ao segundo semestre do ano passado. Para embarcar rumo a Lisboa no segundo semestre, os viajantes devem desembolsar, em média, R$ 5.400.

Já o Rio de Janeiro perdeu uma posição no ranking e ocupa agora o terceiro lugar na lista de cidades mais buscadas para o segundo semestre de 2023. No entanto, os viajantes que desejam visitar a cidade maravilhosa têm uma boa notícia: o preço médio das passagens diminuiu 19% em relação a 2022. Com isso, o custo médio das passagens para o Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2023, ficou em torno de R$ 745.

Outras cidades também se destacaram pela queda no preço médio das passagens aéreas em relação ao ano anterior. Salvador, que ocupa o oitavo lugar no ranking deste ano, registrou uma redução de 11% nos preços, tornando-se uma opção mais acessível para os viajantes, com preço médio de R$ 970. Porto Alegre, por sua vez, teve uma queda de 15% no preço médio das passagens, com um valor médio de R$ 840, e agora está na nona posição entre os destinos mais buscados. Já Porto Seguro, a décima cidade mais procurada pelos brasileiros para o segundo semestre, registrou uma queda de 4% no preço médio das passagens, custando R$ 1.225.

O levantamento foi realizado na base de dados do Kayak considerando buscas por voos de ida e volta, em classe econômica, a partir de todas as cidades do Brasil para todas as cidades do mundo. Para datas de buscas, foram consideradas 1º de janeiro a 20 de junho de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Para datas de viagens, o estudo considerou de 1º de julho a 31 de dezembro de 2023, em comparação com 1º de julho a 31 de dezembro de 2022. A taxa de conversão do dólar utilizada foi de US$ 1 dólar equivalente a R$ 5.

Entre as 10 mais buscadas, oito cidades estão no Brasil, apontando uma preferência dos brasileiros pelo país na hora de escolher o próximo destino a viajar.

O turismo no Brasil teve, em 2023, o maior faturamento para um mês de maio desde 2014, divulgou hoje a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O volume de receitas somou R$ 36,1 bilhões, com aumento de 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, e de 4% na comparação com abril deste ano.

Na avaliação do presidente da CNC, José Roberto Tadros, o setor tem retomado sua receita com empregabilidade, desenvolvimento de novos negócios e atração de investimentos estrangeiros. Outro indicador desse movimento é que a média de fluxo de aeronaves nos 10 maiores aeroportos do Brasil voltou, em maio, ao nível observado antes da pandemia.

Do ponto de vista do turismo interno, a alta tem relação com o alto custo de viajar para o exterior e com a alta oferta de produtos turísticos brasileiros. Pela ótica do turista estrangeiro, o câmbio e a infraestrutura voltada ao turismo internacional tornam o Brasil uma boa opção.

Com o fortalecimento da atividade econômica do setor, foram criadas entre janeiro e maio 64,2 mil vagas de emprego no turismo, sendo 9,6 mil somente em maio. Para o ano de 2023, a projeção da CNC é uma geração de 101,6 mil novos postos de trabalho.

Assim como o número de postos de trabalhos, o número de empresas do setor também está em alta. Em maio deste ano havia 10% mais estabelecimentos que no mesmo mês do ano passado, lista que inclui serviços culturais e de hospedagem, bares e restaurantes, transporte de passageiros, aluguel de veículos, agências de viagem e outros.

Apesar de ser frequentemente associado a hospedagem e agências de viagem, os serviços turísticos que tiveram maior crescimento de estabelecimentos foram aluguel de veículos (12,4%), serviços culturais (11,5%) e bares e restaurantes (10,9%).

A CNC também informa que a inflação foi mais intensa no setor turístico do que na economia em geral. Enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava 2,95% em maio, o avanço médio dos preços no setor de turismo foi de 6%. Os maiores aumentos foram registrados nos preços de pacotes turísticos (10,5%) e hospedagens (15,8%). Os custos dos transportes por aplicativo tiveram uma queda de 4,6% para o consumidor.

Fonte: https://monitormercantil.com.br/turismo-sp-e-a-cidade-mais-buscada-para-viagens-no-segundo-semestre/