21/11/10 14h28

Turismo deve impulsionar expansão de franquias na hotelaria até 2014

Folha de S. Paulo

Até 2014, a rede hoteleira francesa Accor pretende movimentar mais de R$ 700 milhões (US$ 411,8 milhões) em franquias. Na próxima semana vai lançar, no Nordeste, um modelo de franquia para os hotéis da bandeira Formule 1. O projeto prevê a construção de cem hotéis em cidades de 100 mil a 500 mil habitantes, com investimento de R$ 4 milhões a R$ 6 milhões (US$ 2,4 milhões a US$ 3,5 milhões) por unidade. Os recursos poderão vir de linhas de financiamento, como as do Banco do Nordeste, segundo a Accor. "Não vamos nos limitar a essa região", afirma Steven Daines, diretor das marcas ibis e Formule 1. A marca Formule 1 tem 11 unidades em capitais do país, operadas pela própria Accor. Na bandeira Ibis, dos 50 hotéis que serão abertos até a Copa, 50% serão operados por franqueadores.

Serviços ligados a turismo são a nova tendência nas franquias, dizem especialistas. De tempos em tempos, elege-se um segmento. "A febre muda e, de repente, algum setor fica mais visado. Agora são os chocolates, antes eram os cafés. Recentemente, a onda foram clínicas de estética. Antes, as lavanderias, fast foods, redes de idiomas", diz Ana Vecchi, da consultoria Vecchi Ancona. O aquecimento no turismo é impulsionado pelos eventos esportivos que o país vai receber e pela classe C. Em 2001, o país tinha 312 unidades ligadas a turismo e hotelaria, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Hoje são 514. A tendência se verifica em hotéis, locadoras de veículos e agências de turismo, segundo Ricardo Camargo, diretor da ABF. "São Paulo precisa de investimento, devido à alta ocupação, mas agora há um deslocamento do eixo econômico", diz Camargo.