30/03/11 11h40

Turismo de negócios movimenta US$ 4,1 bi

Valor Econômico

As agências de viagens corporativas registraram um faturamento de R$ 7,2 bilhões (US$ 4,1 bilhões) no ano passado, anuncia hoje ao mercado a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Esse é o primeiro balanço da entidade, criada no fim de 2009 após a fusão de duas associações do setor (Favecc e TMC Brasil). Esse total, conta o presidente da Abracorp, Faustino Pereira, representa 17% de crescimento em comparação ao faturamento registrado em 2009 pelas 27 associadas da nova entidade.

Só a venda de passagens domésticas movimentou R$ 3,1 bilhões (US$ 1,76 bilhão), ou 42,91% das vendas totais das associadas da Abracorp. Os bilhetes internacionais geraram mais R$ 2,3 bilhões (US$ 1,3 bilhão), ou 32,29% do total. A venda conjunta de passagens nacionais e internacionais rendeu R$ 5,4 bilhões (US$ 3,1 bilhões) ou por 75,2% do faturamento do setor. "Há um esforço da Abracorp para que as agências filiadas gerem mais receita de outros serviços, além da venda de passagens, com produtos como eventos e locação de carros", diz Pereira.

Segundo ele, a venda com locação de automóveis foi a que mais cresceu, ou 45% de expansão em 2010 na comparação com o ano anterior. A venda de estadias em hotéis nacionais e fora do Brasil movimentou R$ 1,1 bilhão (US$ 625 milhões), ou 15,5% do faturamento do setor. A rede hoteleira Accor respondeu por 10,7% desse movimento financeiro. Na segunda posição, veio a rede Atlantica (9,43%), seguida pela Blue Tree (3,37%).

O primeiro balanço da Abracorp também traz outras informações sobre as companhias aéreas. O levantamento mostra a liderança da TAM na vendas das passagens aéreas domésticas, com 47,34% do total, ou um montante de R$ 1,4 bilhão (US$ 795,5 milhões). A Gol ficou na segunda colocação, com uma fatia de 35% e vendas de quase R$ 1,1 bilhão (US$ 625 milhões). A TAM também respondeu pela maior parcela na venda de passagens para outros países, com 18,8% ou R$ 442,3 milhões (US$ 251,3 milhões). A fatia da American Airlines ficou em 10,04%, o equivalente a um faturamento de R$ 235,5 milhões (US$ 133,8 milhões). Levando-se em consideração as cidades, o estudo da Abracorp mostra que as cidades mais procuradas no país foram Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. No exterior, os destinos de negócios mais visitados foram Miami, Buenos Aires e Paris.