30/10/13 14h53

Turismo de negócios injeta US$ 454,5 milhões em Campinas

Correio Popular - Campinas

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) é conhecida no Brasil e no Exterior como polo econômico, centro de conhecimento e de alta tecnologia. A concentração de grandes empresas e a realização de mais de 8.500 eventos por ano fomentam o turismo de negócios na região. O faturamento anual do setor é estimado em R$ 1 bilhão (US$ 454,5 milhões). O incremento na oferta de hospedagem, a ampliação das rotas atendidas por companhias aéreas em Viracopos e os esforços dos empresários do turismo devem impulsionar os números do segmento nos próximos anos.

Atualmente, Campinas tem 4 mil apartamentos à disposição dos visitantes. A grande concentração de público durante a semana eleva a ocupação das habitações para uma média de 65% a 70%. A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos é um fator positivo para movimentar o setor. Entretanto, a falta de um grande centro de convenções e exposições é um gargalo que precisa de uma resolução. Há iniciativas privadas em andamento como o projeto do Grupo Royal Palm Hotels & Resorts.

A diretora do Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Caprioli, afirma que cerca de 90% da movimentação do setor em Campinas e região são referentes aos turistas de negócios. “A região tem muitos eventos nacionais e internacionais. Campinas tem eventos empresariais, da área de saúde, ciência e tecnologia e logística”.

A diretora afirma que entre as missões do departamento há a captação de eventos para a cidade. “Uma estratégia que estamos utilizando é buscar por eventos que sejam realizados aos finais de semana. Durante os dias úteis temos uma ocupação elevada da hotelaria. A intenção é trazer turistas de lazer para a cidade. Neste ano, tivemos eventos como o Grand Prix de Vôlei Feminino”. Os encontros gastronômicos também movimentam a cidade. “Neste mês, teremos o Campinas Restaurant Week”, aponta.
 Alexandra antecipa que o governo municipal vai solicitar ao Ministério do Turismo recursos para um estudo sobre o modelo de implantação de um centro de convenções em Campinas. “O nosso objetivo é traçar um perfil que nos permita incrementar o turismo e não ser concorrente dos outros projetos como o do Royal Palm Plaza. Queremos que os espaços sejam complementares. A nossa intenção é fazer uma parceria público privada. Não é papel do governo construir o centro”  afirma.

O Grupo Royal Palm Hotels &Resorts vai construir um complexo com um centro de convenções com capacidade para 10 mil pessoas, dois hotéis, um mall e um prédio de escritórios em frente às suas instalações atuais no entroncamento das rodovias Anhanguera e Santos Dumont. O investimento estimado é de R$ 400 milhões (US$ 181,8 milhões). Alexandra aponta que há outros investimentos previstos como um novo hotel da bandeira Atlântica Hotels e um Go Inn.

Segmento agita também restaurantes da região
“A ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos permitirá que mais destinos sejam atendidos no aeroporto campineiro. O fato de termos voos diretos para várias partes do País é uma vantagem para o município”, afirma o diretor-executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Fernando Vernier. Ele diz que Campinas e região tem hoje nove mil leitos à disposição dos hóspedes e ressalta que nos próximos dois anos pelo menos mil novos leitos serão oferecidos pelos hotéis. Segundo Vernier, o giro dos turistas de negócios em Campinas é impulsionado pela vinda de executivos às empresas da região e pela realização de eventos.

“Não há um número exato da quantidade de eventos que são realizados na cidade e na região. A estimativa do mercado é de mais de 8,5mil por ano, de diferentes portes. A nossa intenção é elaborar um plano para mapeá- los. Vamos traçar o perfil deles e promover ações que possam atrair mais eventos para a cidade” , salienta. Ele ressalta que há várias frentes de trabalho em execução para alavancar o turismo em Campinas. “Queremos que a hotelaria tenha público durante todos os dias da semana”. Ele afirma que os turistas que vêm aos finais de semana encontram tarifas competitivas e promoções.

O gerente do Restaurante Olivetto, César Aparecido Ferreira, comenta que o público de negócios movimenta os restaurantes campineiros. “Desde o início das atividades do restaurante, buscamos parcerias com as empresas para recepcionar os executivos e também ser um espaço para a realização de eventos. Temos vários clientes de grande porte na região”, diz. Ele afirma que os festivais gastronômicos são importantes para projetar a marca e também fidelizar clientes. A direção do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Campinas informa que está aberta a parcerias que reforcem o setor de turismo na cidade.