20/08/24 15h41

Turismo de Jundiaí segue tendência do estadual, com crescimento

Jornal de Jundiaí

Até o fim deste ano, o turismo no estado de São Paulo deve registrar aumento de faturamento de 4,81%, o que representará o melhor resultado em cinco anos, de acordo com dados da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP). Em Jundiaí, a tendência de crescimento é a mesma.

No município, de acordo com o Departamento de Fomento ao Turismo, órgão ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), as projeções são positivas, pelo crescente fluxo turístico nos últimos 10 anos e o crescimento deve seguir o previsto para o estado.

Entre 70% e 80% do fluxo de turistas que vêm para Jundiaí busca o turismo de lazer, ou seja, do rural, enoturismo, turismo gastronômico e outras modalidades presentes na cidade. Somente 30% do fluxo, atualmente, provém do turismo de negócios. Para acompanhar esta demanda, uma nova rota turística rural está em implantação na cidade, a Rota dos Sabores.

O potencial turístico regional também se reafirma com o Distrito Turístico Serra Azul, composto por Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo, que tem continuidade dos trabalhos de estudo e estruturação, com foco em aproveitar os investimentos privados que estão sendo realizados na região.

Estado

Uma análise do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet) mostra que o destaque em São Paulo é o crescimento do setor aéreo e o aumento da empregabilidade: de janeiro a junho, foram criadas 25,6 mil novas vagas formais no estado de São Paulo, com estimativa de chegar a 47 mil até o fim deste ano, especialmente nos setores de hospitalidade, alimentação e transporte. Os aeroportos regionais registraram um aumento de 9% no número de chegadas de turistas, motivado pela retomada de voos em Araçatuba, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

O aumento do fluxo de turistas em destinos do litoral, interior e capital deve ultrapassar, até o fim deste ano, os 46,7 milhões de brasileiros em São Paulo e 2,2 milhões de estrangeiros no estado, totalizando 48,9 milhões  de turistas, o maior fluxo total desde o início da pandemia. “O resultado revela o esforço do nosso setor na busca incansável por desenvolver a vocação e a conectividade entre os destinos”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2851483/jundiai/2024/08/turismo-de-jundiai-segue-tendencia-do-estadual-com-crescimento