20/05/24 14h27

Tunísia Estabelece Escritório Comercial em São Paulo

Iniciativa visa promover cooperação bilateral e facilitar inserção de produtos tunisianos no Brasil

Portal do Agronegócio

O governo da Tunísia decidiu inaugurar um escritório comercial em São Paulo, a maior cidade brasileira, com o objetivo de aprimorar as atividades de promoção comercial no Brasil e fornecer assistência consular à comunidade tunisiana na capital paulista.

O espaço, localizado em um edifício na Avenida Paulista, será destinado às atividades comerciais, com o apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, conforme estabelecido em um memorando de entendimento assinado com a Embaixada da Tunísia para o Brasil.

Essa iniciativa amplia a rede de representação consular e diplomática da Tunísia no Brasil, que teve início em 1966 com a abertura da embaixada em Brasília, seguida pela constituição de uma rede de cônsules honorários em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro nos anos seguintes, para promover atividades comerciais.

O embaixador da Tunísia no Brasil, Nabil Lakhal, durante a cerimônia de assinatura do documento, ressaltou que o objetivo do novo escritório é fortalecer a cooperação existente entre Tunísia e Brasil em bases mutuamente benéficas. Ele enfatizou que o escritório não substituirá os cônsules honorários, que continuarão suas atividades sob coordenação da embaixada tunisiana.

A expectativa é que o escritório facilite a entrada de produtos tunisianos no Brasil, contribuindo para equilibrar o comércio entre os dois países. Embora as trocas comerciais entre Brasil e Tunísia tenham fechado o ano passado em US$ 447,70 milhões, com vantagem para o lado brasileiro, a Tunísia é um importante fornecedor de produtos como azeite e tâmaras, ganhando cada vez mais destaque no mercado nacional.

Além disso, há potencial para expandir a cooperação no segmento de fertilizantes, essenciais para a produção agropecuária, principalmente no Cerrado brasileiro. Para isso, está prevista uma missão ao país africano em junho, envolvendo empresas brasileiras e representantes do governo, para discutir uma nova cooperação visando garantir o fornecimento estratégico de fertilizantes ao Brasil.

O escritório comercial da Tunísia em São Paulo também deve auxiliar as empresas brasileiras interessadas em internacionalização, proporcionando acesso a mercados relevantes na África e na União Europeia, com a qual a Tunísia possui um acordo de livre comércio. Ademais, integrado à rede diplomática da Tunísia no continente africano, o escritório poderá facilitar a inserção de empresas brasileiras em outros mercados africanos.

Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/politica-rural/governo/noticias/tunisia-estabelece-escritorio-comercial-em-sao-paulo