06/11/18 11h53

Três cidades da região estão entre as melhores para se investir no País, aponta levantamento

Barueri está em 5º lugar no ranking nacional e fica em 1º lugar em desenvolvimento econômico. No ranking geral, aparecem ainda Osasco, na 22ª posição, e Santana de Parnaíba, em 28ª, além de 3º posição em capital humano. Ranking foi elaborado a partir de q

Web Diário

A região Oeste emplacou três cidades entre as 100 melhores para se fazer negócio no País. Barueri é o destaque, na 3ª posição. Já Osasco aparece na 22ª, enquanto Santana de Parnaíba está na 28ª posição. Os dados são da empresa Urban System, envolvendo municípios com mais de 100 mil habitantes, e foram divulgados na última edição da revista Exame. O ranking foi elaborado a partir de quatro indicadores: desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura, que somaram um total de 42 itens analisados. A partir daí, foram atribuídas notas.

Quem lidera o ranking é Vitória, capital do Espírito Santo, que atingiu 13,80 pontos. À frente de Barueri também estão São Caetano do Sul (13,68), São Paulo (13,31), e Porto Alegre (13,17). Já Osasco teve nota 11,99 e Parnaíba ficou com 11,78. Cada um dos indicadores também deu origem a um ranking específico. Barueri ficou em 1º lugar no ranking de desenvolvimento econômico, no qual Osasco figura na 23ª posição e Parnaíba, na 97ª. Já Santana de Parnaíba é a 3ª colocada no ranking de Capital Humano, enquanto Barueri ficou em 15º lugar e Osasco, em 76º. No ranking de cidades com maior desenvolvimento social, Barueri é a única representante da região, em 76º lugar. Já no de Infraestrutura, Parnaíba é a 35ª, seguida de perto por Barueri, na 39ª posição, enquanto Osasco está em 45º lugar.

Cotia é outra cidade da região que aparece nessa lista, em 54º lugar. O ranking é calculado através da metodologia de análise estatística chamada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica) que leva em conta população, comércio, economia e infraestrutura.