Trem que ligará CPTM ao Aeroporto de Guarulhos levará 200 usuários por viagem
GRU DiárioPara a integração de passageiros do People Mover serão disponibilizados três veículos
A Marcopolo assinou o contrato com o Consórcio AeroGru, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, para fornecimento de três veículos para o sistema People Mover que circularão entre os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, e a estação da Linha 13 – Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do estado de São Paulo).
A assinatura do contrato ocorreu em um evento realizado na sede da Marcopolo, com a presença do Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O encontro formalizou o fornecimento de três veículos Marcopolo Auster A-200, compostos por dois carros articulados, com capacidade de 200 passageiros, e funcionamento autônomo. O percurso poderá ser feito, pelo monotrilho, em seis minutos.
Segundo a Marcopolo, a fabricação dos modelos ocorrerá entre maio de 2022 e julho de 2023. Os veículos passarão por modernização das linhas externas, bem como novos acabamentos e layouts adequados à operação, afirma a empresa.
Hoje, os passageiros e trabalhadores precisam ir até a Estação Aeroporto da CPTM, que fica na região do Taboão, e pegar um ônibus para o aeroporto.
O People Mover terá investimento de R$ 271,7 milhões pela concessionária GRU Airport, valor que seria originalmente seria usado para arrecadação por parte da União. A obra deve ser concluída em 2024 e terá tarifa gratuita.