13/10/09 14h34

Trem de Alta Velocidade pode render US$ 14,7 bi em Campinas

DCI

A vocação logística, imobiliária e tecnológica da região de Campinas (SP) pode garantir recursos empresariais deste ano a 2014, da ordem de R$ 26,4 bilhões (US$ 14,7 bilhões). Estudo do Grupo Advento Engenharia de Infraestrutura aponta que a vinda do Trem de Alta Velocidade (TAV) para a região de Campinas requer um investimento em potencial imobiliário e infraestrutura da ordem de R$ 20,8 bilhões (US$ 11,6 bilhões), até 2014, não só na área da construção civil, mas na infraestrutura que as cidades deverão ter para acessar o TAV que envolve estradas, logística e saneamento básico.

O estudo foi apresentado pelo presidente do Grupo Advento e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Juan Quirós, ao comitê estratégico Business Affair, formado por presidentes de empresas da região de Campinas e também pelo conselho regional da Amcham Campinas, Câmara Americana de Comércio, na última sexta-feira (9).

A perspectiva é que em 2014 somente no trecho do Trem de Alta Velocidade na cidade de Campinas gere uma circulação de 15 milhões de pessoas a mais no município. Esse público passaria pela cidade de Campinas para acessar o aeroporto internacional de Viracopos, para viagens nacionais e internacionais. A projeção de receita com a implantação do Trem de Alta Velocidade na região de Campinas para 2014 é da ordem de R$ 600 milhões (US$ 333 milhões) e deve chegar a R$ 900 milhões (US$ 500 milhões) em 2024 e a cerca de R$ 1,5 bilhão (US$ 833 milhões) em 2034.

Com isso, as empresas que vão investir agora terão receita garantida no futuro através da operação do TAV dando sustentabilidade ao investimento feito. O Grupo Advento Engenharia de Infraestrutura aponta de que a ida do Trem de Alta Velocidade (TAV) à região de Campinas requer investimento em potencial imobiliário e infraestrutura de R$ 26,4 bilhões (US$ 14,7 bilhões), até 2014.