25/07/24 15h38

Travessias transportaram 9,6 milhões de usuários no primeiro semestre deste ano

Somente na travessia Santos/Guarujá, em junho, foram realizadas em média 17 mil viagens por mês, o que representa 566 viagens por dia

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística

Balanço semestral realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH), revela que no primeiro semestre de 2024, foram transportados 9.647.595 usuários nas oito travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri. O número é 6,7% menor que o do mesmo período do ano passado.

“As travessias de balsas no estado de São Paulo são meios de transporte fundamentais para os residentes dessas regiões, incluindo trabalhadores intermunicipais e turistas que movimentam a economia local. Por causa dessa grande demanda, temos trabalhado continuamente, fazendo investimentos expressivos, para agilizar o atendimento e melhorar a qualidade do serviço”, afirma Jamille Consulin, diretora do Departamento Hidroviário.

De janeiro a junho deste ano, já foram realizadas mais de 220 mil viagens. Um destaque especial é a Travessia Santos/Guarujá, que sozinha atende 50% da demanda total das travessias litorâneas. A Travessia São Sebastião/Ilhabela fica em segundo em volume de viagens, com 15%. Depois vem Santos/Vicente de Carvalho, com 11%.

Para Santos/Guarujá, os dados de junho apontam um Volume Médio Diário (VDM) de 26 mil usuários, que inclui veículos, motos, pedestres e ciclistas, com mais de 17 mil viagens realizadas no mês. Isso representa 566 viagens diárias, considerando a soma de todas as modalidades de transporte.

Os dados de demanda de veículos apontam crescimento constante no número de motocicletas que utilizaram as travessias nas regiões litorâneas. Em junho, por exemplo, 33% de demanda foi de veículos, 29% de pedestres, 17% de ciclistas e 21% de motocicletas. A participação de motocicletas subiu 4% em relação a janeiro (17%).

Em 2024, já foram entregues duas embarcações reformadas e renovadas: A FB-21 e FB- 28, com um investimento total de R$14,9 milhões, atendendo as regiões do Litoral Centro e Litoral Norte. As reformas fazem parte do pacote de investimentos do governo para melhorar e modernizar todo o sistema de travessias. ” Nosso compromisso é proporcionar segurança, qualidade e conforto a todos os usuários, assegurando que este meio de transporte essencial atenda às necessidades diárias da população com eficiência e confiabilidade”, reforça Jamille.

Para o segundo semestre deste ano, o Departamento Hidroviário (DH) entregará outras quatro embarcações que atualmente estão em reforma: a FB-27, com capacidade para 216 pedestres e 44 veículos; a FB-30, para 320 pedestres e 56 veículos; a FB-10, para 200 pedestres e 32 veículos; e a lancha Canéu, que comporta 190 pedestres. Juntas, essas quatro embarcações somam R$ 30,5 milhões em investimentos.

Além das embarcações, as obras de reforma para os terminais e atracadouros também complementam o pacote de melhorias. Em janeiro, foi concluída a obra de construção do Flutuante DH III de Ariri, que inclui um novo flutuante com cobertura em estrutura galvanizada e uma passarela de acesso para embarque e desembarque de pedestres e ciclistas na travessia entre Cananéia e Ariri, com um investimento de R$ 4,2 milhões. Outra obra concluída no início deste ano foi a construção do Flutuante DH-IV de Vicente de Carvalho, com flutuante e passarela de acesso para embarque e desembarque no terminal naval Vicente de Carvalho, em Guarujá-SP, entregue em fevereiro com um investimento de R$ 8 milhões.

Outras três obras em terminais e atracadouros seguem em andamento: a reforma do Atracadouro de São Sebastião, a reforma do atracadouro de Ilhabela e a reforma da estação Praça da República, com previsão de entrega para o final deste ano e primeiro semestre de 2025, totalizando um investimento de R$ 18,9 milhões.

Melhorias na Prestação de Serviços

Novos contratos foram firmados em junho para melhorar os serviços prestados nas travessias:

Apoio na Gestão das Filas das Balsas: Contratação de equipe para suporte nas filas de embarque e desembarque das balsas. O apoio operacional permitirá uma melhor organização das filas de acesso dos veículos às embarcações, com trabalhos como colocação de cones e cavaletes, abertura e fechamento de acessos, suporte e orientação aos usuários, além de inibir a ocorrência de “fura filas”.

Balança para Pesagem de Caminhões: Contratação de empresa especializada para realizar a verificação de peso e dimensão dos caminhões na Travessia São Sebastião/Ilhabela, a fim de subsidiar a Resolução SEMIL Nº 79, que restringe a passagem de caminhões de grande porte em horários de pico. A medida visa potencializar a utilização das embarcações para a travessia de veículos de passeio, reduzindo o tempo de espera nas filas.

Locação de Embarcações: Novos contratos para locação de balsas e lanchas. Além das nove embarcações alugadas que servem às Travessias Litorâneas, em 2024 foram contratadas mais quatro balsas para as Travessias do Reservatório de Paraibuna. A locação de balsas para complementar a operação é fundamental para manter a capacidade operacional do sistema durante a reforma ou manutenção de embarcações.

Fonte: https://semil.sp.gov.br/2024/07/travessias-transportaram-96-milhoes-de-usuarios-no-primeiro-semestre-deste-ano/