Trator de até 75 cavalos eleva as vendas do setor
DCI
O mercado de tratores de até 75 cavalos continua a segurar a demanda por máquinas agrícolas no Brasil, foi o que revelou na sexta-feira (4) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O presidente da entidade, Jackson Schneider, destacou os programas do governo, entre eles o Mais Alimentos, o Mais Trator e o Trator Solidário como incentivos que ajudaram o segmento a ter alta de 2,2% em agosto.
Em 2008, de acordo com levantamento da Anfavea, os tratores de 75 cavalos correspondiam a 45% das vendas dos tratores de rodas. Nesse ano, no entanto, essas máquinas com menor potência já respondem por 75% das vendas, por conta dos incentivos. "As máquinas destinadas à agricultura familiar foram as responsáveis pelo desempenho apresentado", disse.
A produção de máquinas agrícolas automotrizes foi de 5.705 unidades em agosto, expansão de 2,1% em relação às 5.586 unidades do mês antecedente. No acumulado de 2009, foram fabricadas 39.710 máquinas agrícolas, 28,4% a menos do que nos oito primeiros meses do ano anterior.