12/03/10 10h55

Transporte de passageiros tem alta recorde em fevereiro

Valor Econômico

O fluxo de passageiros transportados por companhias aéreas no mercado brasileiro teve desempenho histórico em fevereiro, com crescimento de 42,89% em comparação com igual mês do ano passado. De acordo com um banco de dados do Sindicato das Empresas Aeroviárias (Snea), é o melhor desempenho mensal pelo menos desde janeiro de 2001. Para o especialista em aviação Paulo Bittencourt Sampaio, que monitora o setor desde 1965, é a melhor performance desde então. Fevereiro foi também o oitavo mês consecutivo de expansão da demanda por voos domésticos acima de 20%, divulgou ontem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). "Esse crescimento não se deu apenas em janeiro. Levando-se em conta os últimos seis meses, setembro de 2009 a fevereiro de 2010, em comparação com igual período anterior, o crescimento da demanda doméstica é de 37%", afirma Sampaio.

A oferta de assentos nos voos nacionais cresceu 21,14% no mês passado, em relação ao mesmo mês de 2009. A taxa média de aproveitamento dos aviões ficou em 71,83%, sendo que em fevereiro de 2009 ela era de 60,7%. Nos dois primeiros meses do ano, o transporte aéreo de passageiros acumula avanço de 36,46%. "Quando a economia volta a crescer, a aviação vai na frente. Isso significa que 2010 vai ser um ano muito bom para a aviação", diz Sampaio. O consultor estima que a demanda doméstica vai crescer entre 18% e 20% este ano, mesma faixa de oscilação estimada por executivos de empresas como TAM, Gol e Azul.

A demanda por voos internacionais operados por empresas brasileiras teve expansão de 14,43% no mês passado, em relação a igual período de 2009. A oferta de assentos, por sua vez, registrou crescimento de 0,04%. A taxa de ocupação dos aviões para o exterior ficou em praticamente 77%, quase 10 pontos percentuais a mais do que em relação a fevereiro do ano passado. No primeiro bimestre, os voos internacionais acumulam expansão de 13,89%, com crescimento de 1,03% na oferta de assentos. Os resultados de fevereiro comprovam uma tendência que tem sido verificada desde o ano passado, diz Sampaio. A demanda conjunta das três empresas do chamado bloco intermediário (Azul, OceanAir e Webjet) cresceu 138% em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado.

A segunda maior taxa de crescimento veio das 13 empresas regionais, que registraram expansão de demanda conjunta de 89% na mesma base de comparação. A Gol teve aumento de 48% e a TAM de 22%. "A Gol está crescendo a taxas duas vezes superiores à da TAM, porque ela voltou ao seu modelo original [de negócios], focado no mercado doméstico e em tarifas baixas", afirma Sampaio. O especialista chama a atenção para o fato de a TAM e a Gol estarem "tecnicamente empatadas" desde meados de outubro de 2009. No mês passado, a diferença de participação das duas empresas nos voos domésticos ficou em 0,8 ponto percentual. A fatia da TAM foi de 42,42% e a da Gol de 41,81%. A Webjet ficou em terceiro, com 6,34%, seguida pela Azul, com 5,20%. A OceanAir respondeu por 1,97% dos voos nacionais, seguida bem de perto pela Trip (1,66%).