26/11/13 15h45

Transpetro apresenta projeto de ampliação do oleoduto São Paulo-Brasília

Petronotícias

A Transpetro apresentou um projeto à ANP referente à ampliação da capacidade de vazão do oleoduto São Paulo- Brasília (OSBRA). O projeto, que ainda está em processo de análise pela ANP, é dividido em duas etapas.
 
A fase 1 compreende a implantação de seis skids de injeção de polímero redutor de atrito nas estações de bombeamento em seis instalações ao longo do poliduto. São elas: Refinaria do Planalto (Replan), em Paulínia (SP), estação de bombeamento de Pirasununga (SP), terminal de Ribeirão Petro (SP), terminal de Uberaba (MG), terminal de Uberlândia (MG) e estação de Buriti Alegre (G).
 
Já a segunda fase prevê a ampliação da estação de bombeamento do OSBRA na Replan por meio da instalação de uma 4ª moto-bomba principal, onde hoje há 3 moto-bombas principais e 3 moto-bombas auxiliares.
 
Segundo a Transpetro, na primeira fase, será elevada a eficiência energética do oleoduto, e na segunda efetivamente haverá a ampliação da capacidade nominal do OSBRA na saída da Replan para 1.500 m³/h ou 11.170.000 m³/ano. Hoje, a capacidade nominal autorziada para o OSBRA é de 3.952.941 m³/ano. A empresa ainda se encontra em processo de obtenção do licenciamento junto ao órgão ambiental competente.