11/09/09 10h37

Track & Field vai para Nova York

O Estado de S. Paulo

A marca brasileira de roupas esportivas Track & Field dará o primeiro passo de seu projeto de internacionalização em grande estilo. Em novembro, a empresa abre as portas de sua primeira loja no exterior na sofisticada Madison Avenue. O plano de expansão da companhia prevê a abertura de quatro lojas nos Estados Unidos nos próximos anos. "Em seis ou oito anos, queremos chegar a uma rede de lojas do tamanho da brasileira", estima Frederico Wagner, um dos três sócios e fundadores da marca.

Nascida há 20 anos em São Paulo, a Track & Field investiu na criação e design de peças para esportistas. Hoje, tem 35 pontos de venda no País. O investimento na primeira loja foi de US$ 1 milhão. A empresa contratou o arquiteto brasileiro Arthur Casas para desenhar o projeto, que será uma espécie de piloto para a marca. As principais mudanças em relação às unidades brasileiras estão na disposição dos produtos. "Como não há área para estoque das mercadorias, tivemos de bolar uma forma de dispô-las dentro da própria loja", conta Wagner. A solução foi criar novas embalagens, feitas em plástico biodegradável, que se encaixam formando uma parede. "Assim, conseguimos aproveitar o espaço de forma mais eficiente e ainda criamos um visual interessante". Outra inovação será a possibilidade de o cliente devolver as embalagens, em troca de descontos em novas compras. Se o novo modelo funcionar, os empreendedores querem replicá-lo no Brasil.

A expectativa é que a unidade da Madison atinja faturamento de US$ 1,8 milhão no primeiro ano de atividade. Se a meta se confirmar, os próximos destinos serão os estados da Califórnia e Flórida - apostas "óbvias", segundo Wagner, pela forte presença da comunidade latino-americana -, além de outras regiões em Nova York.