26/07/23 14h52

Toyota lidera exportações no primeiro semestre de 2023

No período, montadora teve quase 50 mil embarques

Automotive Business

A Toyota celebra a liderança entre as montadoras no quesito exportações no primeiro semestre de 2023. No período, a companhia embarcou 49.241 mil unidades dos modelos Yaris, Corolla, Corolla Cross e Etios – este último produzido em território nacional para atender ao mercado externo.

“A liderança da Toyota em exportações demonstra a confiança dos mercados da América Latina e do Caribe na empresa, que é considerada uma referência na indústria automobilística internacional”, disse Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em comunicado.

“Ao exportarmos tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia híbrida flex, uma inovação nascida no Brasil, está sendo reconhecida e adotada em mercados internacionais", também celebrou o executivo.

Vale ressaltar que a Toyota apresentou na Colômbia recentemente uma unidade do Corolla Cross hybrid com o objetivo de "promover o etanol como importante caminho energético neutro em carbono".

“A Colômbia, como a sétima maior produtora de cana-de-açúcar do mundo, está cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade e da eficiência energética. Nesse sentido, a tecnologia híbrida da Toyota oferece uma solução altamente vantajosa, pois combina um motor a combustão interna com um motor elétrico, proporcionando maior economia de combustível e redução significativa nas emissões de gases poluentes”, comentou Roberto Braun, diretor de Relações Governamentais e Regulamentação da Toyota do Brasil.

Outro ponto que contribuiu para a liderança da Toyota no primeiro semestre de 2023 em exportações foi, segundo a própria montadora, a fábrica de motores de Porto Feliz. A companhia de origem japonesa diz que, desde setembro do ano passado, já exportou 17 mil propulsores M20A para a América do Norte.

No geral, exportações tiveram recuo de quase 8%

Embora a Toyota comemore o resultado do primeiro semestre e até mesmo sonhe em bater o recorde de 2022, quando enviou para o exterior pouco mais de 95 mil unidades, o período no geral não foi dos melhores. Foram 227,2 mil embarques, total 7,7% menor que o anotado na primeira metade do ano passado.

A queda, de acordo com a Anfavea, ocorreu por conta da base de comparação elevada e também da retração nas vendas para a América Sul. Chile e Colômbia, dois mercados de relevância, tiveram quedas de 28% e 26%, respectivamente, no número de modelos importados do Brasil.

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/setor-automotivo/toyota-lidera-exportacoes-no-primeiro-semestre-de-2023/