11/08/23 12h35

Toyota já estrutura novo ciclo de investimentos para o Brasil com carro a hidrogênio

Plano da montadora japonesa, que terá duração de cinco anos, deve contemplar tecnologias verdes e exportação

Automotive Business

A Toyota do Brasil já prepara novo ciclo de investimentos para o país. Segundo o presidente da montadora, Rafael Chang, a companhia conversa com os governos federal e estadual para estruturar o novo plano.

Chang afirmou que no âmbito estadual a empresa negocia junto ao governo políticas para entrar no Programa Pró Veículo Verde, lançado no final do ano passado. Com o governo federal, as conversas giram em torno da nova fase do Rota 2030, que deve trazer alternativas para alavancar investimentos em tecnologias verdes, disse o executivo.

Além disso, a reforma tributária, que tramita no Congresso Nacional e deve ser aprovada até o fim deste ano, também está sendo levada em consideração na hora de definir o valor do novo plano de investimentos. O último ciclo termina em 2024 e a Toyota aportou R$ 7 bilhões.

Ciclo de investimentos da Toyota pode incluir Mirai

“Os recursos serão gastos de 2025 a 2030 e sempre dissemos que buscamos previsibilidade nas decisões de investimento”, afirmou Chang durante a inauguração da primeira estação de abastecimento de hidrogênio de etanol, que faz parte do projeto Ethanol to H2, o hidrogênio verde e amarelo.

A Toyota é parceira do projeto e destinou para os testes o seu modelo movido à célula de combustível, o Mirai. “Há dez anos, começamos os ensaios para trazer o primeiro veículo híbrido para o Brasil, que foi o Prius. Naquela época, ninguém falava em descarbonização. Agora, com o Mirai acreditamos que esse processo será mais rápido”, disse Chang.

Segundo ele, além de trazer o modelo para o Brasil, a Toyota pode estabelecer parcerias para fornecer as células de combustível. “O governador (Tarcísio de Freitas) tem falado muito sobre a renovação da frota de veículos pesados e podemos ser parceiros com esta tecnologia. Já fazemos isto em outros países.”

Chang também falou que o próximo ciclo de investimento pode contemplar um modelo para substituir o Etios, que saíra de linha no fim deste mês. “A Toyota foi o maior exportador neste ano. E os nossos investimentos devem contemplar tecnologias verdes e exportação. O Etios cumpriu o seu papel e devemos ter um novo modelo nesta linha.”

 

Fonte: https://www.automotivebusiness.com.br/pt/posts/estrategia/toyota-estrutura-novo-ciclo-investimentos-brasil-carro-hidrogenio/