22/03/16 16h56

Toyota entrega à Poli-USP veículo híbrido

Universidade é a primeira instituição de ensino do País a receber veículo Prius

Investe São Paulo
Download Francisco Rosa/ISP

"A Toyota acerta ao trazer este veículo para a Escola Politécnica, que tem os melhores técnicos do País e vai ajudar a difundir este novo conceito”, afirmou Márcio França

Nesta terça-feira, 22 de março, aconteceu na sede da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação a cerimônia de entrega do veículo híbrido Prius pela Toyota do Brasil à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O evento contou com a participação do vice-governador e secretário da Pasta, Márcio França, do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, e do reitor da USP, Marco Antonio Zago. A Investe SP assessora a Toyota em todos os seus projetos de investimento do Estado de São Paulo.

O Prius será utilizado pelo Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, formado por professores de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado. O objetivo da pesquisa é dominar o gerenciamento da propulsão de carros híbridos e contribuir com novas técnicas de controle.

“O carro híbrido ainda precisa crescer no mercado brasileiro, mas no Japão já conquistou 20% da frota. A Toyota acerta ao trazer este veículo para a Escola Politécnica, que tem os melhores técnicos do País e vai ajudar a difundir este novo conceito”, afirmou Márcio França.

O presidente da Investe SP apontou como o desenvolvimento dessa tecnologia beneficia o Estado: “São Paulo ganha ao abrigar esta inovação, que representa um avanço ambiental e tecnológico”, observou.

Marco Antonio Zago também reforçou os ganhos de competitividade que o Estado terá com a produção de veículos híbridos: “A parceria entre Poli-USP e Toyota fortalece o desenvolvimento industrial e tecnológico de São Paulo”, disse.

O diretor da Poli-USP, José Roberto Castilho Piqueira, também esteve no evento e lembrou a importante atuação da instituição no desenvolvimento tecnológico do Estado e do Brasil: “Nossa Escola tem 123 anos e vem cumprindo desde sua fundação o papel de incentivar a pesquisa e melhorar a qualidade de vida da população”, apontou.

De acordo com o professor Armando Antônio Maria Laganá, integrante do Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, a instituição planeja criar uma nova disciplina para o Mestrado do Programa de Engenharia Elétrica da universidade, utilizando o híbrido Prius cedido pela Toyota para a prática dos alunos. “Nosso principal objetivo é contribuir para o processo de formação de recursos humanos na área eletrônica automotiva para que a engenharia brasileira possa aumentar sua participação nos projetos globais”, afirma.

O empréstimo do Prius para a USP reforça o objetivo da Toyota em disseminar a tecnologia híbrida no País. “Contribuir para a mobilidade sustentável é uma das missões da Toyota pelo mundo. E, ao fechar essa parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, proporcionando a possibilidade de novos estudos e pesquisas sobre tecnologia híbrida, a Toyota do Brasil dá um importante passo nessa direção, colaborando com a formação dos profissionais do futuro”, afirmou o gerente geral de Relações Governamentais da Toyota do Brasil, Roberto Braun, durante a cerimônia.

Participaram também do evento Roberto Yanagisawa, diretor de Recursos Humanos da Toyota do Brasil, e Eduardo Lorenzetti Pellini, professor da Poli-USP responsável pelo projeto.


Sobre o Prius

O sistema híbrido do Prius combina dois motores diferentes para gerar movimento – um a combustão e outro elétrico. Essa tecnologia reduz os gases poluentes emitidos na atmosfera e apresenta um baixo consumo de combustível.

O motor elétrico do Prius funciona como um gerador e não é carregado na tomada por eletricidade convencional, como muitas pessoas imaginam. Ele capta a energia cinética produzida pela frenagem e a transforma em energia elétrica, que é armazenada na bateria do motor elétrico. Em um veículo comum, essa energia é dispensada em forma de calor.

Quando o Prius se movimenta a uma velocidade de até 50 km/h e as baterias estão carregadas, o motor a combustão permanece desativado e não há consumo de combustível. Conforme a velocidade do carro aumenta ou exige maior força, como em uma subida, por exemplo, o motor a combustão é acionado e o sistema inteligente controla o uso dos dois motores simultaneamente, gerando potência combinada de até 138 cv.

Lançado em 1997, o Prius é o híbrido de maior sucesso da história, com 5,2 milhões de unidades comercializadas, o que representa aproximadamente 64% dos mais de 8 milhões de veículos com essa tecnologia comercializados pela Toyota neste período em todo o mundo. No Brasil, a Toyota iniciou as vendas do Prius em janeiro de 2013 e, desde então, 673 unidades foram negociadas.