19/03/18 15h26

Toyota apresenta protótipo de veículo híbrido flex na Investe SP

Carro é primeiro único do mundo equipado com um motor elétrico e outro de tecnologia flexfuel

Investe São Paulo
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    O diretor de Relações Institucionais da Toyota do Brasil, Ricardo Bastos, deu detalhes da viagem entre São Paulo e Brasília

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    "A inovação demonstra que a Toyota segue a passos firmes rumo à jornada em prover uma nova sociedade de mobilidade”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela

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    O Presidente da ANFAVEA, Antonio Megali, explica a importância do projeto em prol do indústria automobilística no país

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    O diretor de Negócios da Investe São Paulo, Sérgio Costa, relembra projetos já apoiados pela agência e afirma que este é um dia histórico para a inovação do setor automobilístico 

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    Primeiro protótipo de veículo híbrido flex seguirá viagem para Brasília 

A Toyota apresentou nesta segunda-feira, 19 de março, na sede da Investe São Paulo o primeiro protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel. O projeto, que combina um propulsor elétrico e outro flexível a gasolina e etanol, colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias.

O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável. O protótipo foi construído sobre a plataforma do modelo Prius, usada como base para condução dos trabalhos. A marca ainda estuda possibilidades de produção desta tecnologia no Brasil no futuro.

“Sempre fomos parceiros da Toyota em sua interlocução com diversos órgãos governamentais e de apoio ao desenvolvimento no Estado de São Paulo. Nosso relacionamento começou com a fábrica de Sorocaba, quando a empresa trouxe inclusive o primeiro projeto do portifólio da agência. É uma honra trabalhar com a empresa em mais essa inovação”, afirma o diretor de Negócios da Investe São Paulo, Sérgio Costa.

O protótipo do primeiro automóvel híbrido flex faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050. Adicionalmente, elucida a ambição da marca em produzir carros cada vez melhores, a fim de colaborar com a redução de impactos ambientais causados pelos automóveis o mais próximo possível ao nível zero de emissão.

“Estou muito orgulhoso de nossos engenheiros da Toyota do Brasil, que trabalharam em conjunto com a equipe de nossa matriz, no Japão, com objetivo de desenvolver o veículo híbrido mais limpo do mundo, que usa etanol, para nossos clientes brasileiros. A inovação demonstra que a Toyota segue a passos firmes rumo à jornada em prover uma nova sociedade de mobilidade”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil, Argentina e Venezuela.

Estudos preliminares realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.


Da concepção ao protótipo
Até chegar à formatação do primeiro protótipo, a Toyota realizou diversos testes em escala de laboratório, que tiveram início há quase três anos atrás, em meados de 2015. Em cerimônia realizada hoje, com a presença de representantes do governo do Estado de São Paulo e parceiros, a companhia deu início à fase de testes de rodagem. Assim, ao final do evento, o protótipo saiu em uma viagem em direção à Brasília, onde será apresentado a membros do Governo Federal.
Mais cedo, o híbrido foi levado também ao Palácio dos Bandeirantes, onde St. Angelo e outros executivos da Toyota reuniram-se com o Governador Geraldo Alckmin.

No primeiro momento, o veículo percorrerá um trecho de mais de 1.500 quilômetros entre os estados de São Paulo e Distrito Federal, colocando à prova a durabilidade do carro em percursos desta natureza, para avaliar o conjunto motor-transmissão, quando abastecidos com etanol, nas estradas brasileiras.
A partir daí, novos dados serão coletados. Eles informarão a performance do carro e servirão para possíveis ajustes, com objetivo de buscar o balanço ideal de todo o conjunto.

“Mais do que um marco em nossa sexagenária história no Brasil, este protótipo é o ponto de partida para a escrita dos nossos próximos 60 anos. A Toyota acredita que o híbrido flex, quando produzido em escala comercial, possibilitará a reabertura de um novo período de aprimoramento técnico de toda a cadeia automotiva”, declara Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.


Parceria para disseminação tecnológica
Parte dos esforços da Toyota na corrida para cumprimento de seu Desafio Ambiental 2050 passa, especialmente, pela necessidade de engajar e mobilizar parceiros de negócios que atuem em consonância com a visão em prol da mobilidade sustentável.

Inspirada por este propósito, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) tem apoiado o projeto, por reconhecer o etanol como combustível eficiente em sistemas de propulsão avançados e adiciona a importância do biocombustível no combate ao aquecimento global e no cumprimento das metas ambientais do Brasil no Acordo Internacional do Clima (Cop21), estabelecido em 2015, em Paris, contando com a capacidade de produção e abastecimento da indústria sucroenergética brasileira.
A entidade reforça que o etanol está cada vez mais presente nas discussões ambientais mundiais voltadas para a descarbonização dos transportes. "Entendemos que estamos em um processo de transição para novos cenários de mobilidade sustentável e o etanol é parte deles. Nesse sentido, acreditamos que tecnologias inovadoras, como o veículo híbrido, podem fazer parte dessa transição coexistindo com os biocombustíveis, principalmente no Brasil, onde o consumidor dispõe de infraestrutura ampla de abastecimento", completa Elizabeth Farina, presidente da UNICA.

60 anos de Toyota no Brasil
O ano de 2018 é muito especial para a Toyota Brasil, pois marca o sexagésimo aniversário da empresa.
Ao longo desta trajetória, a empresa participou ativamente do desenvolvimento industrial e econômico brasileiro e orgulha-se dos grandes investimentos realizados em sua operação local, sempre pensando no crescimento sustentável de seus negócios e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Com o tema "Reinventando o Futuro", a Toyota pretende comemorar esses 60 anos de Brasil ansiosos. Este ano, a marca trabalha em grandes projetos, como o início dos estudos do protótipo de híbrido flex, o lançamento da Yaris, um modelo que caberá entre o

Etios e o Corolla no portfólio da empresa no Brasil, com as vendas esperadas para começar no segunda
metade de 2018 e muito mais.

Desde 1958 até hoje, a marca japonesa trabalhou incansavelmente para oferecer carros cada vez melhores aos brasileiros. Atualmente, existem quatro fábricas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. Além disso, existem três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças na Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 6.000 funcionários.

Sobre a Toyota

A Toyota do Brasil Ltda. conta com quatro unidades produtivas: uma em Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorocaba (SP) e Porto Feliz (SP), três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP) e um escritório de representação em Brasília (DF), e mais de 6.000 colaboradores. Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 28 países e regiões e vendas em mais de 160 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 325.000 colaboradores em todo o mundo. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ou www.facebook.com.br/toyotadobrasil